Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias. As traquéias são tubos finos, espiralados e ocos, com reforços quitinosos. Eles se abrem diretamente na superfície do corpo, ao longo do tórax e abdômen, em poros chamados de espiráculos.
A respiração traqueal ocorre em alguns artrópodes, tais como insetos, quilópodes, diplópodes e algumas espécies de aranha.
Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas e a respiração torna-se pulmonar ou cutânea (através da pele), fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.
As plantas encaixam-se no grupo dos organismos autotróficos, uma vez que realizam fotossíntese. Nesse processo, a energia solar é capturada e convertida em energia química, e o carbono é fixado em compostos orgânicos. Além das plantas, são considerados organismos autotróficos fotossintetizantes algas e cianobactérias.
As traqueias comunicam-se com o exterior por um orifício denominado espiráculo. A respiração filotraqueal ou pulmotraqueal, que ocorre nos escorpiões e aranhas, é semelhante à traqueal e consiste em um conjunto de tubos que se comunicam com capilares sanguíneos, onde acontecem as trocas gasosas.
29 curiosidades que você vai gostar
Os tecidos são banhados pela hemolinfa que funciona como um sistema de transporte de nutrientes, resíduos, hormônios e, às vezes, gases.
Respiração aeróbia cloacal ocorre nas tartarugas, onde o processo de substituição de gás carbônico do sangue por oxigênio (Hematose, processo de difusão) ocorre na cloaca.
Podemos citar como exemplos de autótrofos: plantas, algas e algumas bactérias. Já dentre os heterótrofos podemos citar como exemplos: coelho (herbívoro), ser humano (onívoro) e leão (carnívoro).
Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.
A hipótese autotrófica é uma das hipóteses que buscam explicar como era a nutrição dos primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta. De acordo com ela, os primeiros seres vivos eram capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, autotróficos.
Nas larvas aquáticas dos anfíbios a respiração é feita através de brânquias. Elas vão regredindo e a respiração passa ser ou através da pele (cutânea) ou nos pulmões.
A respiração pode ser de dois tipos básicos: a aeróbica e anaeróbica. A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância.
A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.
Anfíbios são animais vertebrados encontrados, geralmente, em ambientes úmidos. Algumas espécies têm fase larval aquática e fase adulto terrestre. Sapos, rãs e pererecas fazem parte dos anuros, o grupo mais conhecido de anfíbios.
Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
A respiração pulmonar ocorre em todos os vertebrados terrestres. ... Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e, normalmente, são representados por organismos fotossintetizantes, como as plantas e as algas.
Produtores: produzem a própria energia, como as plantas e o fitoplâncton. Consumidores: animais que se alimentam de produtores e/ou outros consumidores; podem ser herbívoros, onívoros ou carnívoros. Decompositores: ocorrem em todos os níveis e decompõem matéria orgânica, devolvendo o essencial para a natureza.
Os seres autótrofos, também conhecidos como autotróficos, são aqueles organismos vivos que conseguem obter a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência por meio da luz solar, no processo de fotossíntese.
Os seres autotróficos e heterotróficos diferem-se pelo tipo de nutrição. O primeiro é capaz de produzir seu próprio alimento, e o segundo necessita de matéria orgânica.
Entre os organismos que possuem nutrição autotrófica, podemos citar os vegetais, algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias e protistas.
As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe.
Os répteis ao contrário do que muitos pensam não apresentam uma pele viscosa, muito pelo contrário, apresentam sim uma pele seca com poucas glândulas quando comparados aos mamíferos e anfíbios. Possuem a pele densamente queratinizada pelas escamas e com uma camada lipídica para prevenir a perda de água.
As girafas respiram oxigênio e liberam dióxido de carbono, assim como os seres humanos e outros mamíferos. Quando uma girafa respira oxigênio, o ar desloca-se na traqueia e nos pulmões. Os pulmões se enchem de oxigênio e o sistema circulatório da girafa leva esse gás indispensável para o resto do corpo do animal.
Como é a folga de um policial?
Qual é a diferença entre polietileno e polipropileno?
Qual é o show mais caro do mundo?
Como definir indicadores operacionais?
Pode fazer relação no final da menstruação?
Quem vai ser o novo Capitão América?
Como é feita uma intimação judicial?
O que é preciso para fazer o desmembramento de um terreno?
Quanto ganha um cozinheiro na Inglaterra?
Quais são as principais formas de comunicação?
Como contabilizar amortização de marcas e patentes?
O que é tempo e espaço na dança?
O que aconteceu de importante no Brasil?
Quanto tempo fecha o furo da boca?