Existem diversos riscos da musculação na adolescência, principalmente quando ela é feita de forma exagerada ou descontrolada, sem um plano de treino adequado para alguém que está em fase de crescimento. Veja, a seguir, quais são os principais riscos e porque eles acontecem: Risco de lesões.
O exagero também afeta o corpo. O chamado "overtraining" pode gerar lesões, fraturas, depressão e até diabetes. Sim. O corpo humano não está preparado para o excesso de estresse, desgaste e fadiga de exagerar na musculação – a chamada síndrome de overtraining.
Desde que seja feita com a orientação de profissionais capacitados, prática não traz prejuízos para a saúde dos jovens. São Paulo - Ao contrário do que muita gente pensa, a prática não traz prejuízos para a saúde dos jovens, desde que seja feita com a orientação de profissionais capacitados.
Alguns adolescentes podem usar anabolizantes e esteroides ilegais para tentar ganhar mais músculos rapidamente. Substâncias como essas trazem graves riscos à saúde como o surgimento de câncer, problemas no fígado, diabetes, esterilidade, impotência sexual, irregularidades na menstruação e redução das mamas nas meninas.
Santarém (2006) coloca que, em se tratando de treinos de musculação para adolescentes, recomenda-se que se realizem os exercícios de força, pelo menos três dias por semana, podendo ser realizado também todos os dias, mas com intensidade de tempo e de carga menores.
22 curiosidades que você vai gostar
A prática de treinos com carga, seja fixa, solta ou do próprio corpo, pode gerar lesões nas crianças, assim como nos adultos. Porém, há uma tendência menor de ocorrer lesões por sobrecarga na infância, como distensões e estiramentos.
Os especialistas acham positiva a musculação na adolescência, por vários aspectos. É uma atividade que tem benefícios reais, mas que variam bastante, de acordo com a idade, o sexo e as necessidades específicas de cada adolescente.
Essa prática excessiva pode exercer o efeito oposto ao esperado, prejudicando o funcionamento do corpo e aumentando o risco de problemas de saúde. Pesquisadores brasileiros descobriram que treinos muito intensos podem provocar alterações no coração, fígado, músculos e sistema nervoso.
Especialistas concordam que malhar todo dia faz mal quando no dia seguinte já se está malhando os mesmos músculos. Uma recomendação importqnte também é que você reserve ao menos um dia da semana exclusivamente para o seu descanso.
Qual a forma de redação da Cespe?
Como os sistemas que ligam a empresa melhoram o desempenho organizacional?
Como os cidadãos participam na vida política?
Como deve ser o alinhamento dos dentes?
Como organizar uma corrida solidária?
Como os artistas usaram a criatividade para driblar a censura da ditadura militar brasileira?
Como fazer um relatório de atividades escolares?
Como os containers são movimentados no porto?
Como crescem os decompositores?
Como escrever data por extenso em inglês?
Quais componentes curriculares parecem ter mais proximidade de conteúdos entre?
Como funciona uma célula evangélica?
Como cidadãos participam da vida política?