Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade. De acordo com o Princípio da Disponibilidade, a informação estará disponível sempre que for preciso.
Quais são os princípios da segurança da informação?
Confidencialidade: dados privados devem ser apresentados somente aos donos dos dados ou ao grupo por ele liberado; Autenticidade: o sistema deve ter condições de garantir de que a informação e/ou a identidade dos usuários, são quem dizem ser; Legalidade: valor legal das informações dentro de um processo de comunicação.
São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento.
Veja quais são os 4 pilares fundamentais:
A política de segurança da informação (PSI) é um conjunto de padrões, normas e diretrizes a todos os colaboradores que utilizam infraestrutura de TI da empresa. Ela tem como objetivo garantir a proteção das informações corporativas contra eventuais ameaças que possam prejudicar sua operação.
backups de sistema ( ) manutenção de equipamentos ( ) resiliência do sistema ( ) extintores de incêndio ( )
São os três principais critérios de segurança da informação: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade (CID). A propriedade de que a informação não esteja disponível ou revelada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados.
Para ter um bom desempenho, a segurança da informação precisa se basear em quatro pilares: disponibilidade, integridade, autenticidade e confidencialidade. Embora seja muito difícil se proteger completamente, um bom planejamento e medidas bem-executadas ajudam a prevenir vários problemas.
Promover práticas contra ataques à segurança da informação preserva a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados por meio do gerenciamento de riscos. Um sistema de gestão, por exemplo, ajuda a integrar os processos da empresa para que a proteção seja ainda mais completa. Achou o assunto importante?
Alguns exemplos de ameaças de uma empresa são: Uma pandemia global, como o Covid-19; Concorrentes novos; Crise econômica; Instabilidade na política nacional ou internacional; Novos tributos; Perda de trabalhadores que são fundamentais na empresa; Automatização e informatização de processos; Guerras ou catástrofes naturais; Escassez de mão de obra;
A partir do momento que você conhece as ameaças e oportunidades da sua empresa seja antes de montá-la ou durante a sua vida, é possível ter maior controle e preparo para lidar com questões que não dependem de você. Se algo que vai acontecer ou está acontecendo pode ser aproveitado e gerar lucro, por quê não fazer isso?
Como surgiu o Dia Mundial da atividade física?
Como organizar uma cozinha simples de pobre?
Como abrir uma administradora de cartão de crédito?
O que preciso para abrir uma empresa de criação de sites?
Como montar uma empresa de locação de artigos para festas?
Como instalar o Windows no Mac com o VirtualBox?
Como montar minha dieta Ectomorfo?
Quanto é para montar uma academia em casa?
Como funciona uma empresa de consultoria de marketing?
Como a invenção do papel e outros utensílios mudou a forma de desenhar?
Como abrir uma empresa cerealista?