Os aquíferos sedimentares ocupam 48% do território brasileiro. Apesar do difícil acesso estas áreas de aquífero representam uma reserva relevante de água.
...
Recursos hídricoságuas superficiais.águas subterrâneas.águas atmosféricas.
O Brasil detém 12% das reservas de água doce do Planeta, perfazendo 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Grande parte das fronteiras do País é definida por corpos d água – são 83 rios fronteiriços e transfronteiriços, além de bacias hidrográficas e de aquíferos.
Como já apresentado aqui no blog, os recursos hídricos se referem às águas superficiais e subterrâneas disponíveis para uso. O Brasil é o país com maior quantidade de recursos hídricos gerados por precipitações atmosféricas. Possui domínio de três grandes bacias hidrográficas e grande parte do Aquífero Guarani.
Aproximadamente 11% da parcela mundial da água que escoa nos rios (um volume de mais de 5.700 km3).
Com 55.467 km2 o país ocupa o primeiro lugar em rede hidrográfica, isso devido à sua extensão. A riqueza hídrica nacional favorece a presença de rios de grande profundidade, além de rios largos e extensos, em decorrência do tipo de relevo predominante no país forma rios de planaltos.
25 curiosidades que você vai gostar
Área: 7.008.370 km²
De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a Região Hidrográfica Amazônica representa cerca de 40% do território brasileiro e possui mais de 60% de toda a disponibilidade hídrica do País.
Recurso hídrico, por sua vez, é toda água proveniente da superfície ou subsuperfície da Terra, e que pode ser empregada em um determinado uso ou atividade, podendo também passar a ser um bem econômico. Todo recurso hídrico é água, mas nem toda água é recurso hídrico.
Os recursos hídricos são de fundamental importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. A água pode repre- sentar até 90% da composição física das plantas; a falta de água pode destruir lavouras. Na indústria, as quantidades de água necessárias são superiores ao volume produ- zido.
Os recursos hídricos classificam-se em potenciais e disponíveis. Os recursos potenciais correspondem à quantidade máxima de água que pode ser captada no seu ciclo. Os recursos disponíveis são inferiores aos potenciais, pois a água, no seu ciclo, nem sempre se apresenta em forma de poder ser aproveitada.
Como lavar um cobertor na máquina de lavar?
Quais são as etapas necessárias para a avaliação de risco?
Qual a diferença de poupança integrada e tradicional?
Quanto a pessoa pode engordar em um dia?
O que não dizer a uma pessoa com depressão?
Qual a melhor vitamina para dor nas articulações?
Pode levar Coca-cola no avião?
Qual é o papel do pedagogo na Creche?
Quais foram as principais crises que afetaram?
Qual o marco inicial e final da contagem da decadência e da prescrição tributária?
O que quer dizer o exame Fan resultado negativo?
Como acabar com a gordura de Hoffa?
Qual a finalidade da produção de texto?
Quanto ganha um médico do CTI?
Qual o custo para abrir um cartório?
Como ganhar dinheiro vendendo livros na Internet?