As abelhas e seus produtosMel. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos. ... Geleia Real. ... Pólen. ... Cera.
A apicultura é uma atividade que consiste na exploração comercial das abelhas para produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Depende de o produtor direcionar sua atividade para o que mais lhe convier ou atender a demanda do mercado. Um dos principais produtos da nossa apicultura nacional é o mel.
A industrialização dos produtos da apicultura permite a obtenção de diversos subprodutos.
...
Abaixo, listamos os principais produtos que você pode fazer na atividade apícola:1 – Mel. ... 2 – Pólen. ... 3 – Própolis. ... 4 – Geleia. ... 5 – Cera. ... 6 – Aptoxina.
Assim, hoje, a apicultura é uma fonte de renda para milhares de pessoas em todo o mundo. A exploração comercial das abelhas ocorre para fabricação de produtos como o mel, pólen, geleia real e própolis, com grandes oportunidades de negócio. Atualmente os principais países exportadores de mel são a China e a Argentina.
Pão de mel, bolo de mel, creme de mel, bala de mel, molhos á base de mel, creme de amendoim com mel, hidromel, aguardente de mel, cachaça com mel, mel com guaco, mel com própolis, cerveja com mel, vinagre de mel, sorvete de mel, xampu a base de mel, cremes esfoliantes, hidratantes, dentre outros.
36 curiosidades que você vai gostar
Os principais produtos utilizados na adulteração do mel são: o xarope de Page 7 Acta Veterinaria Brasilica, v.7, n.2, p.137-147, 2013 143 ISSN 1981-5484 milho, xarope de açúcar, xarope de açúcar invertido de beterraba e cana de açúcar e amido (Coutinho, 2006).
Rico em glicose e frutose, o mel é uma preciosa fonte energética que pode ser utilizada como alimento, adoçante e até medicamento. Sua ingestão permite uma alimentação imediata e intensiva de todo o sistema muscular, graças à glicose e o armazenamento de glicogênio no fígado, graças à frutose.
Um dos principais produtos da apicultura nacional é o mel. Atualmente os principais países exportadores de mel são a Argentina (detentora de 84,17% das exportações mundiais) e a China (26,59% da exportação mundial).
É a atividade de criação de espécies de abelhas do gênero Apis para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real e apitoxina ou para serviços de polinização.
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.
Para isso há vários métodos, que devem ser adequados ao tipo de apicultura em causa: apicultura intensiva, profissional ou amadora. A segunda operação é a desoperculação, ou seja, a retirada dos opérculos dos favos cheios de mel.
A apicultura brasileira começou oficialmente em 1839, quando o padre Antonio Carneiro importou da região do Porto (Portugal) 100 colônias de abelhas da espécie Apis mellifera. Depois de cruzar o Atlântico, apenas sete colônias sobreviveram e foram instaladas na praia Formosa, no Rio de Janeiro.
“O mel é produzido em grande quantidade, mas seu valor comercial é baixo. Já o pólen tem uma produção bem menor, porém o seu valor de venda se torna mais vantajoso para o produtor.
Protege os dentes
Os responsáveis são os chamados compostos fenólicos, substâncias que, no corpo, estão por trás dos benefícios do própolis.
Apitoxina é o veneno encontrado nos ferrões das abelhas do gênero Apis que tem como função afastar predadores dos mais variados tipos, protegendo assim a colônia.
Criação de abelhas (apicultura).
Apicultura é a criação de abelhas para produção de mel e cera e também é a parte da zootecnia especial dedicada ao estudo e à criação de abelhas para os seguintes fins: produção de mel, própolis, geléia real, pólen e veneno. Além disso, as abelhas são ótimas polinizadoras.
Uma vantagem da apicultura é a de representar uma atividade de renda extra, através da venda do mel, ou ainda, pela comercialização dos enxames para os interessados em iniciar ou aumentar uma criação.
Diminuição do uso de defensivos agrícolas e aumento da produtividade de culturas agrícolas. Esses são alguns dos benefícios da apicultura utilizada na agricultura.
O principal benefício ao homem da criação das abelhas sem dúvida é a polinização das flores gerando frutos. A polinização é a deposição dos gametas masculinos, o pólen, no estigma floral chegando até o ovário da flor.
Uso de mel ou jenipapo nos olhos não é recomendado e pode ocasionar irritação ocular ou outros problemas visuais mais sérios.
Mel e água em jejum
O alimento também promove a limpeza do trato digestivo e combate de parasitas, auxílio na limpeza do organismo, melhora na função intestinal ajudando com o intestino lento e destruição de microorganismos.
Para se beneficiar destes nutrientes você precisa tomar regularmente. Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés”, explica a nutricionista.
Como é a reprodução de um tubarão?
Como saber se eu tenho descendência italiana?
Como saber quando uma pessoa começou a seguir a outra no Instagram?
Qual a função social de um tributo?
Como saber a tipagem sanguínea do meu filho?
Como os trustes Constituíram-se?
Como saber a temperatura da bateria do celular?
Qual a validade de uma mangueira de gás?
Quais as principais vantagens de fazermos uso do sistema de informações Gerenciais para as empresas?
Como os músculos esqueléticos produzem movimentos?
Como são aprovados os tratados internacionais?
Quantos filhos tem um tubarão?
Como ligar a máquina Singer de costura?
Como fazer o som da TV LG sair no som?
Como saber o nome da música de um vídeo do YouTube?
Qual a terça parte de um número?
Como saber a data de validade de um produto pelo código de barras?