Lista dos 7 principais tipos de plásticos que você deve conhecer:Polietileno tereftalato (PETE ou PET): O PET é o plástico mais produzido no mundo. ... Polietileno de alta densidade (PE – HD): ... Polivinil Clorado (PVC): ... Polietileno de baixa densidade (PEBD): ... Polipropileno (PP): ... Poliestireno (PS): ... Outros.
Tipos de PlásticoPP ou Polipropileno. ... PEBD ou Polietileno de Baixa Densidade. ... PEAD ou Polietileno de Alta Densidade. ... PEBDL ou Polietileno de Baixa Densidade Linear. ... EVA ou Acetato de Vinila. ... PS ou Poliestireno Cristal e de Alto Impacto. ... ABS ou Acrilonitrila Butadieno Estireno.
PRINCIPAIS TIPOS DE MATERIAIS PLÁSTICOSPolietileno tereftalato – PET. ... Polietileno de alta densidade – PEAD (HDPE) ... Policloreto de Vinila – PVC. ... Polietileno de baixa densidade e Polietileno de baixa densidade linear – PEBD e PEBDL (LDPE e LLDPE) ... Polipropileno Homopolímero – PP Homo. ... Polipropileno Copolímero – PP Copo.
Principais Aplicações:
Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.
Possuidores de excelentes propriedades, os plásticos são materiais de embalagem extremamente versáteis. Extremamente fáceis de moldar, podem tomar as mais diversas formas. ... O plástico não corrói, não enferruja e requer menor manutenção do que qualquer outro material tradicional. É praticamente inquebrável.
21 curiosidades que você vai gostar
O plástico é um material que contribui com a redução das emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera por sua leveza, durabilidade e outras propriedades que permitem o seu uso em diferentes segmentos industriais.
Plásticos. Os plásticos foram introduzidas no pós-guerra e contemplam, dentre outros itens, filmes, sacos, tubos, engradados e frascos. As embalagens de plástico têm como principal característica a leveza e a capacidade de serem moldadas em variados formatos.
Impedir a contaminação dos solos, evitar erosões, canalizar esgotos, preservar a água e gerar energia são importantes contribuições dos plásticos à preservação do meio ambiente.
A matéria-prima dos plásticos, geralmente, é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem.
A categorização divide os plásticos em sete tipos:
PET ou PETE (Tereftalato de polietileno) PEAD (Polietileno de alta densidade) PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila) PEBD (Polietileno de baixa densidade)
11 diferentes tipos de plástico e como eles são usadosPolietileno tereftalato (PET): O PET é o plástico mais amplamente produzido no mundo. ... Polietileno (PE) ... O policloreto de vinila (PVC) ... Polipropileno (PP): ... Poliestireno (PS): ... Ácido polilático (PLA): ... Policarbonato (PC): ... Acrílico (PMMA):
O policarbonato é um termoplástico constituído de polímero e partículas de carbonatos. Ele chega a ser 30 vezes mais resistente que o acrílico e apresenta resistência 200 vezes maior do que o vidro.
O PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas, frascos, óleos, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre vários outros. Mas a embalagem tem se mostrado ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas, reduzindo custos de transporte e produção, evitando desperdícios.
Tipos e características dos plásticos recicláveis1 – PET (Tereftalato de Polietileno)2 – PEAD (Polietileno de Alta Densidade)3 – PVC (Policloreto de Vinila)4 – PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)5 – PP (Polipropileno)6 – PS (Poliestireno)1 – Reciclagem mecânica.2 – Reciclagem química ou de resina.
Qual a origem do plástico? O plástico não é um recurso natural. Ou seja, ele não está presente na natureza de forma pronta. Ele é derivado do petróleo e foi criado no início do século XX.
O Brasil é o quarto país que mais produz plástico no mundo, com 11,355 milhões de toneladas, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia, segundo levantamento do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) com números do Banco Mundial.
Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a “parkesina”, precursora da matéria plástica – uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada.
No meio ambiente, os problemas são bem graves. O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
Os plásticos biodegradáveis têm a finalidade principal de substituir o plástico convencional em produtos com um alto de risco de acabarem largados no meio ambiente, com as sacolas de uso único, ou utensílios descartáveis.
O plástico e o ambiente: vantagens e desvantagens da embalagem de plásticoEliminação do desperdício. Pode ajudar a evitar derramamentos e a manter os produtos no sítio.Proteção contra danos. Pode ajudar a manter produtos delicados em segurança durante o transporte.Prevenção de contaminação. ... Maior preservação.
Embora demore centenas de anos para se decompor, o plástico é um dos materiais que mais permite o conceito de sustentabilidade. O plástico é um produto leve, resistente, versátil e presente em quase todos os nichos e segmentos da indústria. ...
Embalagem de plástico
Também umas das mais utilizadas na fabricação de embalagens, as feitas de plástico são usadas principalmente devido à sua fácil adaptação, podendo adquirir os mais diversos tamanhos e formatos. Dessa forma, as embalagens de plástico são ótimas para o armazenamento da maioria dos produtos.
Assim, ela pode ser:primária: é o recipiente que está mais próximo do produto. ... secundária: é usada para proteger a embalagem primária. ... terciária: é a embalagem de madeira, papelão, plástico ou outro material que contém várias embalagens secundárias;quaternária: ela facilita a movimentação e o armazenamento.
Desvantagens do uso de plásticos
– Menor desempenho na função isolante térmico para altas temperaturas; – Baixa condução de calor; – Tempo maior para degradação no meio ambiente, quando não descartados corretamente.
Como funciona o check-in online gol?
Como é feita a consulta de puericultura?
Como comunicar demissão em massa?
Qual o motivo da fundação de Belford Roxo?
Qual a origem do bife à milanesa?
O que significa Beyblade em português?
O que significa a palavra Alpargatas?
Como dizer boa noite a uma mulher?
Porque anticoncepcional cresce os seios?
Qual a diferença entre há e A?
Como saber o número da minha Inscrição Estadual?
Qual forma de pagamento Assaí Atacadista?
Como pintar as unhas para parecer maior?
Qual o gênero do filme Alice através do espelho?
Qual a diferença entre RFQ e RFP?