Consequências da chuva ácida
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
Os principais problemas atmosféricos urbanos são as ilhas de calor, a inversão térmica e a chuva ácida. Eles estão relacionados, quase sempre, com os impactos gerados pelas atividades humanas sobre o meio, sobretudo a poluição do ar.
Sabe-se contudo, que a perda de cálcio das folhas de diversas espécies arbóreas, devido à acidez da chuva, leva a uma perda da tolerância ao frio, levando a danos ou mesmo à morte da planta durante o Inverno.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
Nos grandes centros urbanos, a chuva ácida acaba por reagir com o carbonato, material presente em mármore e muito utilizado em estátuas, monumentos e prédios. Essas construções passam, assim, a se degradar rapidamente. A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos e em certos casos pode levar a morte.
Consequências das mudanças climáticas
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar. II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
A principal medida para a redução da chuva ácida é a diminuição do despejo de CO 2 e óxidos ácidos na atmosfera.
Por ser tão relevante e ainda envolver conceitos de Química e Biologia, o tema chuva ácida é constantemente cobrado nos vestibulares, veja os exemplos: 1) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio.
A água da chuva, em condições normais, tem um valor de pH em torno de 5,6 e é ligeiramente ácida. Isso acontece devido à combinação entre o CO 2 do ar e a água da chuva, dando origem ao ácido carbônico (H 2 CO 3 ). # As chuvas ácidas têm valores de pH, freqüentemente, ao redor de 4,0.
Como é a dor da espondilite anquilosante?
Pode passar no sinal vermelho de madrugada?
Como fixar várias linhas no Excel?
Tem como recorrer multa da Polícia Rodoviária Federal?
O que precisa para fazer um pergolado?
O que é a renda mensal líquida?
Tem como recorrer a uma ordem de despejo?
Como foi feito o som do T-rex de Jurassic Park?
Como saber se a ação vai subir ou descer?
Qual o prazo para recorrer da multa?
Como saber o ano do meu office?
Como fixar um tweet de outra pessoa?
Qual a punição para quem ultrapassa na faixa contínua?
Como foi a conversão de Saulo?
Como se reaproximar do ex ficante?
Como fazer uma defesa de uma multa por ultrapassagem?
Quem conta os mitos indígenas?
Como reconhecer que está errado?