Elementos de um espelho esférico R: raio de curvatura do espelho; V: ponto mais externo da calota; F: foco principal do espelho (ponto médio entre o centro de curvatura e vértice); f: distancia focal (distância entre foco e vértice);
Espelho esférico é toda e qualquer superfície espelhada (refletora), na forma de uma calota esférica. O espelho esférico pode ser côncavo ou convexo, dependendo da face onde se encontra a superfície refletora. Se a parte espelhada for interna, o espelho chama-se côncavo.
Existem dois tipos de espelhos esféricos, os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Enquanto os espelhos côncavos convergem a luz refletida, os convexos divergem-na. Tanto um quanto o outro apresentam elementos geométricos em comum — vértice, ponto focal e centro de curvatura.
Características das imagens nos espelhos esféricos
Temos dois tipos de imagem, virtual e real: Imagem virtual: é vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Imagem real: é vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos.
Vemos também que um espelho esférico é toda superfície refletora em forma de calota esférica, muito bem polida, capaz de refletir regularmente a luz, interna ou externamente. ... Damos o nome de foco principal a esse ponto F do espelho convexo de Gauss. Podemos verificar tal fenômeno na figura abaixo.
32 curiosidades que você vai gostar
Foco. é a distância entre o ponto F e V. Secundário: Quando um feixe de raios de luz paralelos incide no espelho esférico de Gauss, paralelamente a algum eixo secundário, este origina raios refletidos que convergem ou divergem (côncavo e convexo) para um ponto chamado foco secundário.
Eixo principal: reta comum ao centro de curvatura e o vértice; Eixo secundário: qualquer outra reta que passe pelo centro de curvatura.
Além disso, a imagem formada pelo espelho plano é direita, o que quer dizer que ela está na mesma posição que o objeto espelhado. Veja a seguir um exemplo de espelho plano: Já os espelhos esféricos, por sua vez, são formados pelo mesmo material que os planos (uma fina película de prata).
Formação de imagens em espelhos planos
As imagens virtuais são sempre direitas, isto é, têm a mesma orientação vertical dos seus objetos, e não podem ser projetadas, como ocorre no caso das imagens reais. As imagens formadas pelos espelhos planos são produzidas por prolongamentos de raios de luz.
Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão. Nos deparamos diariamente com diversas situações em que o uso de um espelho se faz necessário, seja ele usado no retrovisor do carro, quando vamos pentear os cabelos, no elevador, etc.
Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.
Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos.
No caso de formação de imagem virtual e direita nos espelhos côncavos, o objeto deverá encontrar-se entre o foco e o espelho, constituindo uma imagem maior do que o objeto. Entretanto, se o objeto estiver localizado sobre o foco, não se formará nenhuma imagem, de forma que os raios luminosos não se cortam.
A imagem que vemos em um espelho se chama reflexo. O reflexo ocorre quando a luz atinge uma superfície; quando não consegue atravessar essa superfície, a luz ricocheteia, ou seja, é refletida. A maioria das superfícies absorve certa quantidade de luz e reflete outra quantidade.
As imagens formadas pelos espelhos planos são virtuais, direitas, iguais ao objeto e enantiomorfas. Por conta disso, é possível entender como as imagens se comportarão na translação ou associação.
Ao contrário dos espelhos planos, os espelhos esféricos formam imagens de tamanhos diferentes do tamanho do objeto. Enquanto o espelho convexo forma imagens sempre menores que o objeto, o espelho côncavo forma imagens de diferente tamanhos, dependendo da posição em que o objeto é colocada sobre o seu eixo.
Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura ficam do mesmo lado do espelho. Já um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletora e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho.
FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.
Um espelho plano forma, de um objeto real, uma imagem virtual, direita, do mesmo tamanho e simétrica. A distância do objeto ao espelho (p) é igual, em módulo, a distância da imagem ao espelho(i). Se o objeto for virtual, a imagem será real.
Este tipo de espelho está na parte interna de uma esfera refletora, o que faz com que a imagem formada dependa da posição em que o objeto é colocado, apresentando resultados melhores e mais nítidos dos objetos observados. Um bom exemplo de espelho côncavo são os retrovisores laterais dos veículos.
A Física estuda os fenômenos naturais relacionados com a mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e física moderna. Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais.
É um foco real. O foco principal de uma lente divergente (côncava) ou de um espelho convexo é o ponto a partir do qual os raios incidentes e paralelos ao eixo parecem divergir após refração ou reflexão, respetivamente. É um foco virtual ou imaginário em que, na realidade, não há cruzamento dos raios luminosos.
Então basta medir a distância da imagem real e sabendo a distância do objeto podemos determinar o foco. Em espelhos côncavos, se o objeto estiver exatamente sobre o foco a imagem não é produzida; se estiver entre o foco e o espelho, a imagem será imaginaria, ou seja, ela se localiza atrás do espelho.
O projetor de imagens é basicamente constituído de lentes esféricas do tipo convergente objetiva, uma fonte de luz muito intensa e um espelho côncavo cujo centro de curvatura coincide com a posição ocupada pela fonte de luz, a fim de se ter melhor aproveitamento da luz emitida pela fonte. Não pare agora...
Côncavos – espelhos esféricos côncavos são aqueles cuja superfície interna é reflexiva. De acordo com a posição do objeto a imagem pode ser maior, menor, real ou virtual. Este é o único espelho que gera imagens reais quando o objeto está situado a uma distância maior que a distância focal.
Como é a recuperação da cauterização?
Quanto tempo o cachorro deve comer ração de filhote?
Qual o salário base de uma cuidadora?
O que fazer quando o teclado do Mac trava?
É possível clonar WhatsApp a distância?
Qual o tempo de julgamento de uma liminar?
Quem tem artrite e artrose pode tomar cerveja?
Qual o principal instrumento da vida pública?
Quem governou o Segundo Império?
Quanto tempo é necessário de fototerapia?
Quais os tipos de tecnologia WAN?
Quanto custa para repor o gás do ar-condicionado?
Como fazer bebê de 2 anos dormir a noite toda?