O consumo contínuo de álcool traz consequências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro. O álcool está ligado ao aparecimento de certas doenças como a cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas.
A maior parte do álcool ingerido é metabolizado no fígado pela ação da enzima álcool desidrogenase (ADH). Esta enzima converte o álcool em acetaldeído, que mesmo em pequenas concentrações, é tóxico para o organismo. A enzima aldeído desidrogenase (ALDH), por sua vez, converte o acetaldeído em acetato3.
Em grandes quantidades, o álcool é capaz de prejudicar as células hepáticas e ter dificuldade na metabolização dessa substância tóxica. Por isso, ao parar de beber os níveis de gordura diminuem e o fígado pode se recuperar totalmente, a depender de cada caso.
A bebida alcoólica tem apenas uma pequena parte de água, mas seu organismo não entende a presença de tanto líquido. Logo, aumenta a diurese, principal razão pela qual o álcool desidrata o corpo. Do mesmo modo, quando o álcool é absorvido pelas células da parede intestinal, ele acaba atrapalhando a absorção de água.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.
Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.
O álcool no organismo: como ele atua Ao ser ingerido, o álcool é absorvido pelo estômago para a corrente sanguínea, o que leva 30-90 minutos. Por meio do sangue, o etanol se espalha para as mais diversas partes do corpo, atingindo todas as células.
Os participantes que apresentaram um consumo mais intenso do álcool reportaram mais reações, tanto positivas quanto negativas. Todas as emoções foram sentidas na mesma proporção por participantes de ambos os sexos – com exceção da agressividade, que foi mais percebida entre os homens.
Por causa da danificação de todos os nervos e células nervosas, uma pessoa que consome álcool rotineiramente terá desde alterações nas emoções e no humor, dificuldade em realizar movimentos finos, reflexos cada vez mais lentos, perda do equilíbrio e da coordenação motora, até danos considerados permanentes na memória.
Se engana quem pensa que é somente através da boca ou do estômago. É verdade que o organismo absorve as moléculas do álcool logo após o primeiro gole, devido algumas mucosas da boca e de algumas paredes do estômago, porém, a grande porcentagem (75%) entra no sangue através do intestino delgado.
Como saber a hora de colher a batata-doce?
Como regular marcha lenta do carburador 2e Brosol?
Como aparece no Extrato a restituição do imposto de renda?
Como controlar a temperatura do forno do fogão a lenha?
Quantas molas usar em uma ponte Floyd Rose?
Como saber se a carne está boa para consumo?
Como regular temperatura do frigobar?
Como saber se a cabeça de impressão Canon g3100 está queimada?
Como diminuir a tensão da linha na máquina de costura?
Como saber se a testosterona é falsa?
Como saber se minha calopsita está com dor?
Como saber se a energia da minha rua é trifásica?
Como saber se a carga elétrica e positiva ou negativa?
Como saber se a minha carteira de identidade está pronta?
Como saber se a carteira de habilitação é verdadeira?
Quanto tempo a Mesigyna começa a fazer efeito?