Entende-se por Primeiros Socorros todo atendimento inicial de emergência feito antes da chegada da ambulância e dos profissionais da área da saúde. Eles podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha o mínimo de preparo.
Qualquer pessoa pode prestar os primeiros socorros. O mais importante, no entanto, é acionar o atendimento especializado: Corpo de Bombeiros, Samu ou a autoridade policial local.
Com isso, a primeira regra do socorrista deve ser avaliar a situação, reconhecendo tanto o quadro da vítima e a técnica necessária no momento, como verificar se o ambiente é seguro para ambos, podendo dar início ao socorro. Essa avaliação inicial vale para todos os casos de primeiros socorros.
Se a vítima estiver consciente, converse com ela, pergunte se sente dores no pescoço ou na coluna, e se está sentindo as pernas e braços, para ver se há suspeita de fraturas na coluna. Estes quatro passos obrigatórios devem ser repetidos durante o atendimento de emergência, visando manter os sinais vitais da vítima.
Conheça as regras básicas de primeiros socorros
7 dicas essenciais de primeiros socorros para motoristas
Qualquer pessoa, mesmo não sendo profissional de saúde, que esteja no local e tenha condições de ajudar a outrem que se encontra em perigo de vida, tem o dever de prestar assistência. Caso a situação coloque em risco a integridade física da pessoa que irá socorrer a outra, a ordem é solicitar ajuda às autoridades.
* não movimentar bruscamente a cabeça ou o pescoço da vítima; * não dar nada para a vítima ingerir, beber ou comer, pois estes podem ocasionar obstrução das vias aéreas da vítima; * caso a vítima esteja inconsciente, não a deixe sozinha, não a abandone; a omissão de socorro é crime.
Antes de mais nada, você precisa manter a calma, para conseguir agir sem pânico, mas com rapidez e precaução. Outra recomendação que aplica-se para qualquer situação de emergência, após avaliar a gravidade do acontecimento, é comunicar os órgãos de saúde (SAMU/192, Corpo de bombeiros/193, Polícia/190).
“Primeiros socorros” é o nome dado ao atendimento inicial à vítima, feito antes que o atendimento profissional possa acontecer.
Um bom curso de socorrista é fundamental para preparar um profissional para atuar em situações de risco. É preciso focar em sua formação e escolher um bom espaço de estudos. Aqui no Educamundo, por exemplo, oferecemos o Curso Online Primeiros Socorros.
Conheça tudo sobre a carreira A profissão de socorrista é essencial, tem a função é salvar vidas e por isso sempre há oferta de vagas. Não há dúvidas que seguir carreira nessa área é uma ótima escolha, mas devido a responsabilidade que exige, é preciso um preparo intenso.
Como ser um socorrista? É muito comum ver o trabalho de socorrista sendo prestado por profissionais da área da saúde (paramédicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre outros) ou da segurança pública (policiais militares e bombeiros). No entanto, há escolas de formação que oferecem cursos para socorristas.
Um curso de APH – Socorrista para SAMU – levará não apenas esse conhecimento completo, como o tornará um profissional mais responsável e competente. Infelizmente o conhecimento em APH, SAV e SBV ainda é muito limitado por parte dos profissionais da área da saúde em função da baixa carga horária oferecida por escolas técnicas e universidades.
Qual o jogo mais fácil para ganhar na loteria?
Quando é necessário fazer a troca do kit de embreagem?
Em que momento a pessoa jurídica adquire a personalidade?
Como se afastar da minha família?
Quais são os hábitos de higiene?
O que se faz na Promotoria de Justiça?
Qual é o nome do ponto de encontro das bissetrizes de um triângulo?
Qual o desenvolvimento das plantas?
Como se chama o profissional que realiza os desenhos?
O que é a literatura de cordel explique com suas palavras?