Quais as etapas do método SAE?
A "sistematização da assistência de enfermagem" (SAE) é uma ferramenta que fornece subsídios para a organização da assistência e a gerência do cuidado. Um dos grandes pilares da SAE é o "processo de enfermagem" (PE), um método que incorpora características da teoria de enfermagem utilizada pela instituição.
No processo de implantação da SAE, ressalta-se a importância de se avaliar os recursos humanos envolvidos, o interesse da instituição em aumentar o quantitativo e a capacitação dos profissionais.
Etapas da Sistematização de Assistência de Enfermagem
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem. A SAE planeja o trabalho da equipe e os instrumentos que serão utilizados, de acordo com o procedimento que será realizado.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método de prestação de cuidados com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento de forma a facilitar a adaptação e recuperação do paciente.
A implementação da SAE surge como um instrumento fundamental na assistência de enfermagem, aumentando a capacidade de percepção do profissional para detecção de problemas, promove a criação de um plano de cuidados, auxilia na recuperação do paciente como um todo, valoriza a profissão como ciência de cuidado, dá ...
Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).
A sistematização da assistência de enfermagem é um instrumento científico que proporciona ao enfermeiro o planejamento e a sistematização de suas ações. Como método no processo de trabalho do enfermeiro, acarreta maior visibilidade de suas ações.
Os estudos referem dificuldades para a implantação da SAE são: falta de conhecimento, sobrecarga de trabalho, número reduzido de profissionais, deficiência dos registros, desconhecimento do funcionamento do processo de implantação da SAE pelo enfermeiro e a operacionalização do Processo de Enfermagem.
Embora o PE venha sendo implantado no Brasil desde a década de 70, quando introduzido por Wanda de Aguiar Horta, somente em 2002 a SAE recebeu apoio legal do COFEN, pela Resolução nº 272, para ser implementada em âmbito nacional nas instituições de saúde brasileiras.
Sobre as dificuldades visualizadas pelos enfermeiros para a implantação da SAE no hospital, demonstraram que os sujeitos consideram-na uma ferramenta complexa, sendo que o problema que apresentou a maior frequência correspondeu à falta de interesse/apoio da instituição (7).
Dessa forma o estudo realizado tem como intuído contribuir para a reflexão do enfermeiro sobre a necessidade da implementação da SAE como estratégia para o gerenciamento do cuidado, na conquista de assumir sua autonomia e espaço. Palavras-Chave: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Urgência de Emergência, Avaliação em Enfermagem.
Como funciona a classificação para Copa?
O que pode causar a baixa estima?
Como que o morango se reproduz?
O que acontece quando se retira a vesícula?
Como se chama a filha de Sabrina Sato?
Que características Lineu usou para classificar os seres vivos?
Qual é a solução da equação X² 5x 6-0?
O que fazer da vida aos 45 anos?
Como representar a fração 9 3?
Porque um profissional deve se reinventar?
Como voce relaciona ética e cidadania?
Como resolver as ligações iônicas?
Como estudar para o vestibular em um mês?
Como diferenciar o sal do açúcar?