"Os tecidos e órgãos mais sensíveis à radiação são o aparelho digestivo, a pele e a medula óssea. Os danos à medula óssea, que produz as células do sangue, podem causar anemia, baixa resistência imunológica e hemorragias.
Por exemplo, se as células formadoras do sangue são as mais sensíveis devido a sua taxa de reprodução ser rápida, os órgãos formadores do sangue são os mais sensíveis à radiação. As células musculares e nervosas são relativamente mais resistentes à radiação e, portanto, os músculos e o cérebro são menos afetados.
A medula óssea, ao contrário, é o órgão mais sensível. Na literatura médica, o câncer é um dos problemas mais associados à radiação. Isso porque a radioatividade pode alterar o relógio biológico das células, fazendo com que cresçam desordenadamente, formando tumores.
Os órgãos mais radiossensíveis em crianças são cérebro, pele, tireoide, mama e medula óssea (PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, 2016).
2) Raios X. Os Raios X também são radiação eletromagnética, mas possuem energia de fótons de menor intensidade que os raios gama, por exemplo. ... 3) Raios Alfa. ... 4) Raios Beta. ... 5) Raios Gama. ... 6) Raios Cósmicos.
31 curiosidades que você vai gostar
O risco de contaminação radioativa está relacionado aos radionuclídeos concentrados durante o processo de extração, transporte e/ou produção de petróleo e gás. A ocorrência se dá pelo acúmulo de lodo e resíduos de petróleo nos equipamentos de extração, as chamadas incrustações.
Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Se for em grande quantidade ou muito repetida, ela pode alterar o DNA das células humanas. Olhos, tireoide, medula óssea e sistema reprodutor são as partes mais sensíveis.
1. RADIOSSENSÍVEIS: células do tecido linfóide, do tecido hematopoiético, do tecido gastrointestinal e células germinativas (ovários e testículos) 2.
Lei de BERGONIE e TRIBONDEAU
A sensibilidade das células à radiação é diretamente proporcional à sua atividade reprodutora e inversamente proporcional ao seu grau de especialização.
Os fenômenos biológicos da radiação são uma conseqüência dos fenômenos físicos e químicos. Alteram as funções específicas das células e são responsáveis pela diminuição da atividade da substância viva, por exemplo: perda das propriedades características dos músculos.
Células nervosas e musculares são as mais lentas e, portanto, as menos sensíveis. As células têm uma incrível capacidade de reparar danos. Por isto, nem todos os efeitos da radiação são irreversíveis. Em muitos casos, as células são capazes de reparar qualquer dano e funcionarem normalmente.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
Efeitos hereditários: São resultados de danos em células de órgãos reprodutores e atingem os descendentes da pessoa que sofreu a irradiação. Eles incluem as mutações celulares. Os efeitos somáticos classificam-se em imediatos e tardios.
O conceito de radiossensibilidade pode ser descrito como uma característica in- trínseca a qual é associada com o surgimento dos efeitos adversos da radiação ionizante sobre o corpo humano (TWARDELLA; CHANG-CLAUDE, 2002).
Exemplos de efeitos determinísticos são: leucopenia, náuseas, anemia, catarata, esterilidade, hemorragia, etc... Apesar de todos estes efeitos, o corpo humano apresenta o mecanismo da reversibilidade que é responsável pelo reparo das células e é muito eficiente.
Na proteção contra radiação, o sievert é uma unidade derivada de dose equivalente e dose efetiva. O sievert representa o efeito biológico equivalente ao depósito de um joule de energia de raios gama em um quilograma de tecido humano. ... O rem não é derivado da unidade de exposição , o roentgen .
Quanto maior a atividade metabólica, maior a radiossensibilidade; Quando a taxa de proliferação celular e a taxa de crescimento tecidual aumentam, a radiossensibilidade também aumenta.
Esta quantidade de luz é proporcional a quantidade de radiação que o dosímetro foi exposto. O filme dosimétrico é constituído essencialmente de material radiofotossensível, semelhante ao filme usado nas radiografias dentárias. As placas funcionam como filtros para radiação.
A radiossensibilidade dos tecidos e das células é proporcional à sua capacidade de reprodução e inversamente proporcional ao seu grau de diferenciação. Baseado nessa lei, qual das células abaixo é mais suscetível à radiação ionizante: Linfócitos. Eritrócitos.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.
A radiação pode ser tanto um fenômeno natural, como também artificial. ... Desde o solo e seus gases subterrâneos até a radiação cósmica do Sol e do espaço sideral. Assim como os procedimentos médicos, os televisores, os telefones celulares e os fornos de microondas, todos eles emitem algum tipo de radiação.
Alguns estudos científicos apontam que a exposição prolongada à radiação eletromagnética não ionizante, emitida pela fiação elétrica e por smartphones, telefones sem fio ou eletrodomésticos, que não tenham como objetivo a telecomunicação, como micro-ondas, por exemplo, pode favorecer o surgimento ou agravamento de ...
Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. ... Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).
Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.
Como aumentar a velocidade da internet no Xbox One?
Porque a área em volta do olho fica escura?
Como faço para harmonizar o quarto?
Qual máquina lava edredom King?
O que pode ser manchas escuras nos dentes?
Como tirar mancha de queimado de dentro do microondas?
Como ir de ônibus de SP para Búzios?
Como eliminar as manchas escuras da virilha?
Quando nasce uma estrela Clarice Lispector?
Como lavar roupa com sabão em pó sem manchar?
Como higienizar folhas de alface?
Como tirar esmalte vermelho das unhas sem manchar?
Qual o distanciamento recomendado na sala de aula?
Como não magoar alguém que te ama?
O que fazer para deixar de ser vesgo?