5 Objetos de uso cotidiano que vieram dos índios brasileiros
É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves.
os objetos indígenas, além de ter um papel funcional no cotidiano dos diversos povos, usados tanto na vida doméstica do dia a dia, quanto em ocasiões especiais, como nos rituais e nas festas, são produto de expressões estéticas, fato pelo qual constituem objetos de arte, sendo também, como afirma Gallois (2007, p.
A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.
São feitos a partir de materiais naturais, como folhas de árvores diversas (dependendo da região habitada pela tribo) e materiais como palha, junco e folhas de palmeiras. Em geral, a cestaria - também executada quase sempre por mulheres - é feita a partir de tramas com as folhas e fibras naturais utilizadas.
Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.
Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.
Esses objetos são utilizados como moeda de troca ou são comercializados para o homem branco com a finalidade de geração de renda. A maior valorização da cultura indígena também tem levado esses objetos aos museus e mostras culturais. Os índios confeccionam seus próprios acessórios e armas.
Com a técnica do trançado, os índios fabricam cestos, bolsas e esteiras. Eles também fazem cerâmica e entalham madeira. O índio utiliza a matéria-prima disponível na natureza para produzir objetos necessários ao dia-a-dia, como ferramentas, instrumentos, utensílios e ornamentos.
A cerâmica é um dos materiais mais utilizados pelos indígenas, provavelmente devido à versatilidade do material. É utilizado na confecção de diversas utilidades domésticas, tais como jarros, panelas e vasilhas para armazenamento de alimentos.
No processo de absorção de sua cultura, adotamos também alguns de seus objetos de uso cotidiano. Aqui estão 5 coisas que faziam parte do dia-a-dia dos índios e que foram novidade para os europeus. Do tupi, kúia. A vasilha arredondada usada para armazenar água ou grãos é na verdade o fruto seco da cuieira ( Crescentia cujete ).
Quem pode se cadastrar no CRAS?
Qual a profundidade que um detector de metal alcança?
Qual é a altura para entrar em órbita?
Qual o disjuntor adequado para tomadas?
Como estimular o raciocínio de uma criança de 4 anos?
Para que serve a placa de contenção abdominal?
Como é exercido o direito de ação?
Como limpar panela de alumínio que ficou preta por dentro?
Quais são as desvantagens do empreendedorismo social?
Qual a relação entre Hegel e Marx?
É verdade que o leite e inflamatório?
O que acontece com a abelha após a picada?
Qual o valor do potássio normal?