A atenção às famílias e à comunidade é o objetivo central da visita domiciliar, sendo entendidas, família e comunidade, como entidades influenciadoras no processo de adoecer dos indivíduos, os quais são regidos pelas relações que estabelecem nos contextos em que estão inseridos.
A visita é uma atuação terapêutica em domicílio a pacientes acamados, mas, também, a maneira pela qual a equipe realiza a busca ativa aos faltosos, identificação da demanda reprimida, ações de promoção, prevenção e de educação em saúde de maneira mais singularizada (Abrahão, Lagrange, 2007).
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).
O processo de Planejamento da Visita Domiciliar permite que o Agente Comunitário gere um documento com a lista de Domicílios da sua micro área, exibindo o Responsável de cada domicílio e seus respectivos moradores que possuem alguma Condição de Saúde apontada em seu cadastro.
A visita domiciliar permitiu um olhar in locus da realidade do usuário do PSF e se constitui em importante instrumento na Estratégia Saúde da Família, identificando determinantes do processo saúde-doença percebidos no ambiente em que vivem as famílias e possibilitando promoção da saúde por meio da educação em saúde.
27 curiosidades que você vai gostar
A visita domiciliar tem uma grande importância na área da saúde visto que, através dela, podemos avaliar as condições ambientais e físicas em que vive o indivíduo e sua família, prestar assistência, levantar dados sobre condições de habitação e saneamento e aplicar medidas de controle, nas doenças transmissíveis ou ...
A visita domiciliar oferece a oportunidade para o enfermeiro entrar em contato com o modo de vida do usuário, conhecer o ambiente e as relações intrafamiliares, abordar questões que vão além da doença física e que contemplem também os problemas sociais e emocionais, proporcionando orientações mais voltadas para as ...
O agente comunitário da saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.
A execução da Visita Domiciliar
Na chegada ao domicílio, o profissional deve identificar-se (nome e função) e expressar de maneira informal, mas com clareza, os objetivos da visita. Ser cordial no relacionamento, evitando os extremos da formalidade e da intimidade no contato com os usuários.
A visita domiciliar é um instrumento técnico-metodológico que é empregada na práxis da profissão, pois facilita a aproximação do profissional à realidade do usuário. Assim, a intervenção e o estudo social no lócus proporcionam uma coleta de dados mais eficaz.
Esse profissional, por sua postura diferenciada de escuta, pode, dentro da equipe, ajudar na ampliação acerca da percepção de um problema específico suscitado pela família; fazer o papel de intermediação entre a equipe e a família; e incentivar a reflexão técnica intermembros da equipe.
A VD é uma ferramenta de trabalho da ESF de fundamental importância, a qual propicia o acesso da equipe de saúde multiprofissional, ao espaço familiar, favorecendo o conhecimento das condições de vida das pessoas, o seu meio ambiente, seus hábitos, costumes, higiene, crenças, cultura e condições socioeconômicas (COUTO, ...
A visita domiciliar é um instrumento im- portante para o enfermeiro, uma vez que se trata da intervenção que nos possibilita apro- ximação com os determinantes do processo saúde doença no âmbito familiar. Na esfera da Estratégia Saúde da Família é dever de todos os profissionais pertencentes ao programa.
A visita domiciliar do Bolsa Família é feita através de uma equipe do CadÚnico — o cadastro responsável por guardar e organizar todas as informações referentes aos programas sociais mantidos pelo Governo Federal.
Menos riscos de infecções
Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evitar entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.
DESVANTAGENS DO HOME CARE
URGÊNCIA: Embora estar em casa seja mais confortável para o paciente, geralmente a casa não está tão preparada como um hospital ou clinica no caso de alguma emergência, dependendo da situação e recomendado visitar um hospital para garantir o bem-estar e segurança do paciente.
O ACS é o primeiro profissional da equipe a identificar o problema durante a VD, geralmente quando necessário um cuidado maior ele procura o técnico de enfermagem ou o enfermeiro, em procedimentos tais como: realização de curativo e orientação sobre um tratamento à domicilio.
A atenção domiciliar de enfermagem se caracteriza pelas ações desenvolvidas no domicílio da pessoa, que visem à promoção de sua saúde, à prevenção de agravos e tratamento de doenças, bem como à sua reabilitação e nos cuidados paliativos (COFEN, 2014). Desde que há vida existem cuidados.
Por meio do atendimento domiciliar os Enfermeiros devem oferecer ao paciente e sua família uma assistência humanizada com vistas à promoção à saúde, à orientação, ao acompanhamento e ao apoio, identificando e avaliando suas necessidades para maximizar suas condições de saúde, minimizando perdas e limitações (CUNHA, et ...
A atuação do cirurgião-dentista na ESF deve se basear nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando cada indivíduo como um todo, dentro de uma comunidade, estabelecendo um vínculo e desenvolvendo ações de promoção de saúde, em conjunto com uma equipe multiprofissional.
Resumo: A Visita de Enfermagem é uma oportunidade de promoção da relação empática e de ajuda, que possibilita a observação dos pacientes, o planejamento de cuidados e a melhoria da assistência de enfermagem.
Na ESF a visita domiciliária é tida como um dos meios de viabilização de ações integradas de vigilância, reabilitação, prevenção e promoção de saúde, constituindo-se importante ferramenta de trabalho no cuidado estratégico às famílias atendidas ao permitir o acompanhamento in loco da situação de saúde de cada um de ...
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
Será baseado na consulta aos autos, na entrevista com as partes, observações, escutas, testes, dinâmicas familiares, entre outras muitas técnicas, portanto, é pra ser um estudo sério e imparcial que orientará o julgador a decidir. O Perito: É de confiança do juiz, sujeito a impedimento e suspeição.
As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.
Quanto tempo para ligar a geladeira Brastemp?
O que fazer quando o notebook fica com a tela preta Lenovo?
Como fazer ligação de um ramal?
Como ligar duas caixas de som juntas?
Como encerrar um contrato de aluguel antes do prazo?
Como fazer ligação de telefone público para celular?
Quais os fatores que atuam no controle da germinação?
Como dar partida no gerador motomil?
Como jogar jogos de Super Nintendo no PS2?
Como reprogramar injeção eletrônica?
Qual é a altura do esgoto da máquina de lavar louça?
Como reproduzir vários vídeos ao mesmo tempo?
Como funciona aquecedor Sanspray?
Como desenhar paredes em planta baixa?
Como pedir justiça gratuita no processo?
Como criar Formas para o Word?