Quais são os números da pobreza menstrual no Brasil?

Pergunta de Jaime Macedo Figueiredo em 31-05-2022
(69 votos)

No Brasil, uma em cada quatro adolescentes não tem acesso a absorventes durante seu período menstrual, como mostra o relatório Livre para Menstruar, feito pelo movimento Girl Up.

Qual a porcentagem de pobreza menstrual no Brasil?

A pobreza menstrual afeta, no Brasil, 28% das pessoas de baixa renda na faixa etária entre os 14 e os 45 anos, o equivalente a uma população de 11,3 milhões de habitantes. Uma parcela de 40% dessas mulheres se encontra na faixa etária entre os 14 e os 24 anos.


Quantas mulheres estão em pobreza menstrual?

Pobreza menstrual: 25% das adolescentes brasileiras não têm acesso a absorventes. Estudo do Banco Mundial estima que pelo menos 500 milhões de mulheres no mundo não dispõem de instalações adequadas para a higiene no período menstrual.

Quais são as pessoas mais vulneráveis à pobreza menstrual?

Moradoras de rua, mulheres que vivem em abrigos ou em campos de refugiados e pessoas em situação de pobreza são as populaçōes mais vulneráveis à esse problema.

O que falar sobre pobreza menstrual?

Ela é um fenômeno multidimensional que vai desde falta de acesso a recursos de higiene menstrual até infraestrutura precária e falta de conhecimento, por parte de mulheres e meninas, para tudo o que envolve o cuidado relacionado à própria menstruação. A pobreza menstrual não se resume apenas a uma questão econômica.

Os desafios da pobreza menstrual no Brasil


15 curiosidades que você vai gostar

O que é pobreza menstrual e como combater?

Pobreza menstrual é a condição de diversas meninas adolescentes e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ou seja, é a falta de saneamento básico e itens de higiene pessoal, entre eles o absorvente descartável.

Por que a pobreza menstrual é uma questão de saúde pública?

Metade da população do país é formada por mulheres que durante boa parte da sua vida menstruam. Porém esse tema ainda é um tabu, pouco discutido na sociedade e nas políticas públicas. Isso acontece porque a estrutura ainda é pensada por homens e para homens, resultando na desigualdade de direitos e oportunidades.

Quem sofre com a pobreza menstrual?

Pobreza ou precariedade menstrual é o nome dado à falta de acesso de meninas, mulheres e homens trans a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação. Não se restringe só à falta de dinheiro para comprar absorventes.

O que é vulnerabilidade menstrual?

De acordo com a antropóloga Mirian Goldenberg, o termo nascido na França pode ser definido como “a falta de acesso não somente a itens básicos de higiene durante o período de menstruação, mas também a falta de informação, dinheiro para comprar um absorvente e, principalmente, falta de apoio”.



Outras questões

O que é uma reunião de célula?

Qual a diferença entre rede própria e credenciada?

O que dar para bebê de 5 meses comer?

Quanto tempo dura uma garrafa de café quente?

Quantas gerações tem o i3?

O que significa processo trabalhista suspenso?

Quais são os nomes dos golpes do judô?

O que é inflamatório crônico?

Quais os outros nomes para módulo?

O que significa decisão proferida pelo juiz?

Como a religiosidade pode ser desenvolvida?

O que define a humanidade de uma pessoa?

Quantos dias de semana tem 2022?

O que é remoso para cesárea?

Qual é o conceito de desenho?

Qual o maior salário do futebol em 2021?

Por que usar creme vaginal à noite?

Qual é o significado de semiose?

O que abrir em Maceió?

O que indica o ponteiro menor no relógio analógico?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com