Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química.
2-Eliminando o combustível: Isso é feito por meio da retirada do material do local. Por exemplo, digamos que uma entrada de gás hidrogênio está aberta, podemos então fechá-la, retirando o combustível que está sendo queimado.
Para eliminar o comburente, pode-se utilizar um abafamento por CO2, por exemplo, reduzindo a quantidade de oxigênio em contato com o fogo.
Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico. Se não conseguir em 5 segundos, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.
5.2 EXTINÇÃO POR ABAFAMENTO Este método consiste em impedir que o COMBURENTE (geralmente o oxigênio), permaneça em contato com o combustível, numa porcentagem ideal para a alimentação da combustão.
Extinção de incêndio por isolamento Com a extinção do incêndio através do isolamento, o objetivo é impedir que o fogo alcance mais combustível, fazendo com que ele não consiga se propagar. Pode-se retirar o material que está queimando ou isolá-lo para que não alcance mais materiais.
calor; comburente e combustível. É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão.
O fogo necessita de 3 fatores, o elemento combustível, comburente e o calor. Estes itens são chamados de triângulo do fogo e a extinção de um incêndio trabalha com a eliminação de um destes fatores.
Você pode usar areia ou terra para apagar pequenos incêndios. Nunca use água em um incêndio de óleo, pois ela evaporará e carregará as partículas de gordura queimadas. Também nunca use água sobre um incêndio elétrico, pois a água conduzirá a eletricidade e isso resultará em um choque potencialmente mortal.
E por “combatê-lo”, não falamos, apenas, em apagar o fogo, usando os equipamentos próprios para isso, mas também em conhecer o que gera um incêndio e como evitar que isso ocorra, tanto quanto, como proceder no caso dele surgir.
O fogo é a evidência de uma reação de combustão entre combustível, comburente e fonte de ignição. A chama é a parte visível da reação química, em um sistema que se mantém com liberação de luz e calor. O fogo foi a primeira energia produzida e controlada pelo homem.
O homo erectus foi o primeiro ancestral do ser humano a dominar o fogo, utilizando pedras e madeira. Através do atrito entre duas pedras, a faísca liberada servia como fonte de ignição para iniciar a chama.
O fogo resulta de uma reação química de combustão, que libera luz e calor. Quando as partículas do material combustível ficam aquecidas ...
O que é uma resenha reflexiva?
Como é preparado o solo para produtos orgânicos?
Qual madeira usar para fazer sapateira?
Como fazer um vaso de flor de garrafa pet?
Quais são as tecnologias da inteligência?
Como deve ser realizada a avaliação ocupacional de calor?
Como o som se propaga em ambiente como os teatros construídos pelos gregos antigos?
Quantos dias pra cair os pontos do parto normal?
Quais são os trajes femininos para comemorar?
Como as enzimas são sintetizadas?
Como separar nome do E-mail no Excel?
Qual o método para separar o petróleo?
Como separar óleo da gasolina?
Como separar um endereço de e-mail do outro?