Os metais pesados/Heavy metals.Arsênio/Arsenic.Cádmio/Cadmium.Chumbo/Lead.Mercúrio/Mercury.
O ósmio (Os) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais da platina que se localiza no grupo 8 da tabela periódica. Este possui número atómico 76 e massa atómica 190,23. É o elemento mais denso (peso específico 22,61) e um dos elementos mais difíceis de fundir.
Os principais metais pesados contaminantes são: - Arsênio: causa problemas nos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso. - Chumbo: atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins. - Cádmio: causa problemas gastrointestinais e respiratórios.
O adjetivo "pesado" é literal, resultado de esses materiais serem mais densos. O adjetivo “pesado” é literal, resultado de esses materiais serem mais densos – isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros. Para ter uma idéia, 1 centímetro cúbico de um metal considerado leve, como o magnésio, pesa 1,7 grama.
Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.
41 curiosidades que você vai gostar
A localização geográfica ou oferta dos metais pesados é muito relativa. Eles podem ser encontrados na água, no solo e em minérios. Eles contaminam o meio ambiente principalmente em virtude da ação do homem em buscar esses metais para diversas atividades.
Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo, que vale 17 vezes mais que o ouro.
A regra é a seguinte: Nos períodos: a densidade dos elementos tende a crescer sempre das extremidades para o centro, ou seja, quanto mais localizado na região central da Tabela, mais denso tende a ser o elemento avaliado.
Entre os principais elementos tóxicos despejados estão o mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, bário, cobre, cromo e zinco. Além das atividades industriais, a incineração de lixo urbano também produz fumaças ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio.
Esses metais são provenientes de atividades como a mineração, de indústrias de galvanoplastia, e do despejo de efluentes domésticos. A principal fonte de contaminação das águas de rios é a indústria, com seus despejos de resíduos ricos em metais pesados.
Metais pesados: são metais quimicamente altamente reativos e bio-acumulativos, para a química os metais pesados são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica tendo pesos atômicos ente 63,546 e 200,590 e gravidade específica superior a 4,0.
Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3). Ou seja, quase três vezes mais densos que o ferro (7,86 g/cm3) e oito vezes mais densos que o alumínio (2,7 g/cm3).
Átomos artificiais. O chumbo é o último elemento estável da tabela periódica. Dele para cima, são todos radioativos – inclusive o urânio, elemento mais pesado da natureza.
Microlattice. Este é o nome de um novo metal, que promete revolucionar a indústria de tecnologia, design e construção. A Boeing, gigante da aviação, desenvolveu o produto em seu laboratório, o HRL e ele foi reconhecido há poucas semanas, pelo Livro dos Recordes, como o metal mais leve do mundo.
O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.
Ródio: é um mineral extremamente raro e útil. O metal nobre branco prateado é considerado um item incrivelmente caro no mundo, com mais de US $ 56 por grama.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio.
Ele é mais forte que o aço, porém 45% mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, porém duas vezes mais forte. Tais características fazem com que o titânio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga.
Em termos mais técnicos, o aço inox é uma liga metálica constituída de uma mistura de ferro com, no mínimo, 10,5% do elemento cromo, o que o torna mais resistente do que o aço comum.
Nesse contexto, o metal mais raro do mundo é o antimônio, elemento que tem monopólio da China e está listado entre os metais com risco de extinção. Aliás, 97% de todos os metais raros do planeta, como o neodímio, o estíbio e o escândio, são produzidos na China.
Os elementos químicos normalmente incluídos no grupo dos metais pesados são: arsênio, cádmio, cobre, estanho, antimônio, chumbo, bismuto, prata, mercúrio, molibdênio, índio, ósmio, paládio, ródio, rutênio, cromo, níquel e vanádio.
Como posso identificar a presença desses metais na água da piscina?utilize o copo plástico para coletar a água da piscina;adicione mais ou menos uma colher de cloro à água coletada;aguarde por volta de uma hora;verifique a cor da água para saber se há metais e de qual tipo.
Menos exposiçãodar preferência a alimentos orgânicos e bem variados;evitar preparos à base de soja e milho, pois o glifosato (herbicida que carreia metais pesados) é amplamente utilizado nesses cultivos;evitar alimentos acondicionados em latinhas;evitar peixes como atum e frutos do mar, como ostras;
Quantos mL tem 1 g de farinha?
Qual é o nome da namorada do Pato Donald?
Como Desamassar cortina com secador?
Qual número romano de 1 a 100?
Quais os nomes dos retângulos?
Quanto tempo estudar para a ESA?
Como colocar músicas no Groove Música?
Como transferir as fotos do iPhone para o Mac?
Quais são os tipos de juízes de Direito?
Quais peças podem cair na 2 fase da OAB constitucional?
É verdade que o leão é o rei dos animais?
Como quebrar a senha de usuário do Windows 8?