A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longos períodos.
O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.
Sem dúvida o risco maior fica para o fumante, que consome por completo as substâncias presentes no cigarro. Mas como vimos, quem está por perto apenas inalando a fumaça do ambiente também compartilha dos riscos de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo, incluindo câncer de pulmão e problemas cardiovasculares.
Tem ação cancerígena tanto para o fumante ativo quanto para o passivo. Causa dilatação dos brônquios, aumentando a absorção de oxigênio. Contém nicotina, que age sobre o sistema nervoso e causa dependência.
Os riscos são:
“Ao tragar o cigarro puxamos ar para os pulmões, mas também para o estômago e intestino, aumentando em muito os gases intestinais. Além disso, o tabaco irrita todo o aparelho digestivo aumentando o incômodo provocado pelos gases”, afirma o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa.
Fumante passivo é a pessoa que fica exposta a fumaça de cigarros, charutos, cachimbos, etc. em locais fechados, fumados por pessoas com as quais convive, e que, mesmo sem ser fumante, fica suscetível aos malefícios que o fumo causa.
O que é fumante passivo? Fumante passivo é a pessoa que fica permanentemente exposta ao ar contaminado pela fumaça ambiental do tabaco, em geral proveniente de uma pessoa que fuma cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, etc. Quem é o fumante passivo?
Inúmeras pesquisas indicam que os danos causados pelo fumaça ao fumante passivo são bem mais graves do que aqueles percebidos durante ou logo após a exposição, como rinite, congestão nasal, tosse, dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta ou náuseas. Desde a gravidez, a exposição ao fumo é um risco.
A fumaça a qual o fumante passivo fica exposto contém partículas e gases. Nas partículas, são encontradas substâncias como nicotina, alcatrão e benzina, citando as mais conhecidas. Entre os gases, encontra-se o monóxido de carbono(CO), dióxido de carbono(CO2), cianeto de hidrogênio(HCN) e amônia(NH3), entre outros.
"Alterações na pressão sanguínea, AVC e infarto são alguns dos problemas relacionados ao fumo passivo", afirma o cardiologista Fernando Nobre, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Como fazer recuo no WPS Office?
Como importar uma lista de contatos do Excel para Android?
Qual a sua vocação profissional?
Qual é o driver da placa de vídeo?
Como saber o provedor de internet que eu uso?
Como deixar um banheiro mais bonito?
Quantos octetos devemos ter habilitados em uma máscara classe C?
Como montar combos de lanches?
Como montar um treino de Cross Fit?
Como fazer bar para sala de estar pequeno?
Quais planetas regentes de cada signo?
Como escrever a fórmula de um composto iônico?
Quais os nomes das ciganas na Umbanda?