O ciclo menstrual é regulado pela interação complexa dos hormônios: hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante e os hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona.
Os hormônios produzidos pela hipófise que atuam no ciclo menstrual são o FSH e o LH. O FSH atua estimulando o desenvolvimento do folículo, secreção de estrógeno e a ovulação.
A cada ciclo menstrual o útero se prepara para uma possível gravidez. Isso é feito por meio do desenvolvimento e do espessamento de sua parede interna, o endométrio, que, após a fertilização, participa da formação da placenta.
Como citamos acima, a progesterona é responsável por preparar o útero para receber o óvulo fertilizado. Os níveis de progesterona aumentam após a ovulação, e caso a mulher engravide, o organismo aumenta a produção do hormônio para que as paredes do útero continuem se desenvolvendo.
Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chamados de gonadotrofinas por atuarem sobre as gônadas.
Nessa etapa há a liberação de dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH e o LH. O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.
Durante o ciclo menstrual de uma mulher, o corpo produz quatro hormônios responsáveis, basicamente, pela maturação dos folículos e preparação do endométrio para a implantação de um embrião.
Uma alteração na produção dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual pode originar ausência da menstruação, dores menstruais muito fortes, ganho de peso ou mudanças no estado de humor. E se este assunto lhe interessa, em umComo.com.br recomendamos os seguintes artigos relacionados:
Durante o ciclo menstrual, os hormônios femininos e masculinos flutuam de acordo com o momento do ciclo dentro do corpo da mulher. Estes hormônios vão preparar o organismo para o evento máximo, que é a gestação. Se ela não ocorre, os hormônios diminuem e sobrevém a menstruação, que nada mais é que o preparo uterino para receber o embrião.
Graças à produção de estrogênio, outro dos hormônios que intervêm no ciclo menstrual. Esta substância possibilita que o folículo se desenvolva dentro dos ovários e suprime a liberação do hormônio LH para que ele se produza em seu momento correto.
Quando se passa roupa com um ferro elétrico o?
Como se desenvolve o câncer de próstata?
Como se transmite amigdalite bacteriana?
Qual o melhor aplicativo para Diabeticos?
O que causa infecção generalizada no sangue?
Quais os sintomas de um enfisema pulmonar?
Por que os pokemons fogem da Pokébola?
Quais são as causas da endocardite?
Onde começa e onde termina a Chapada Diamantina?
Como plantar a grama sempre verde?
O que acontece com a pessoa que tem Ebola?
Como plantar a semente do abricó-de-macaco?
Como plantar flores em caixas de madeira?
Como ganhar dinheiro com a Mary Kay?