A legenda deve ter 178 mm de comprimento nos formatos A2, A3 e A4, e 175 mm nos formatos A0 e A1. 6. Desenho técnico mecânico Folha de desenho Configuração da folha Usualmente a região acima da legenda é reservada para marcas de revisão para observações, convenções e carimbos de aprovação de órgãos públicos.
A direção da leitura da legenda deve corresponder à do desenho. A legenda contém informações sobre o desenho (título, escala, unidade dimensional utilizada, data de realização do desenho, número de registro, etc.), nome da empresa proprietária, nome do desenhista ou projetista, número da folha e total de folhas.
A legendaé o espaço destinado àcolocação de informações sobre o desenho. Sua altura pode variar, mas sua largura é especificada pela NBR 6492/94 (A0 e A1 –175 mm e A2, A3 e A4 –178 mm). No total, o espaço reservado para a legenda, somado àmargem direita, sempre deverá resultar em um módulo de 185 mm.
Formatos de folha padronizadosA0 – 841 x 1189 = 999949 milímetros²A1 – 594 x 841 = 499554 milímetros²A2 – 420 x 594 = 249480 milímetros²A3 – 297 x 420 = 124740 milímetros²A4 – 210 x 297 = 62370 milímetros²A5 – 148 x 210 = 31080 milímetros²
à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente (ver Figura 9). margens, centralizados no espaço disponível, e as letras escritas em maiúsculo de acordo com a NBR 8402. do alfabeto, as letras de referência devem ser repetidas (exemplo: AA, BB, etc.)
36 curiosidades que você vai gostar
Abaixo é apresentado uma lista de informações que devem constar da legenda: • Título do projeto; • Conteúdo da folha; • Proprietário legal e/ou empresa; • Número de identificação; • Nome do responsável pelo conteúdo; • Projetista/desenhista; • Data de emissão; • Escala; • Número ou indicação sequencial de folhas ( ...
as seguintes informações: a) explanação; b) instrução c) referência; d) localização da planta de situação; e e) tábua de revisão. Informações necessárias a leitura de desenho tais como: a) símbolos especiais; b) designação; c) abreviaturas; e d) tipos de dimensões.
As medidas do papel A4 (297x210mm) não são nem muito grandes, nem muito pequenas, o que possibilita seu uso de maneira mais cotidiana. Nesse tamanho de papel, além da impressão tradicional que fazemos com as impressoras caseiras, é possível confeccionar materiais como cartazes, revistas, catálogos, folders e flyers.
Os grafites são classificados em duros (traço duro, seco e claro), médios (intermediários) e macios (traço macio e escuro). Os duros pertencem à série H (6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H); os macios à série B (6B, 5B, 4B, 3B, 2B, B); e os intermediários têm a denominação HB e F. O ideal para desenho são B, HB, F e H.
A ABNT adota a série A do padrão ISO. de lados medindo 1189 x 841 mm, denominado A0. formato seguinte.
A legenda da planta informa o significado dos símbolos e das cores.
LEGENDA PARA PRANCHAS
A legenda deve ter 178 mm de comprimento, nos formatos A4, A3 e A2, e 175 mm nos formatos A1 e A0.
A legenda deve ficar na parte externa ao final do dobramento e representa o espaço onde deverão constar as informações sobre o desenho: número do desenho, título, origem, data, escala, profissional responsável pelo projeto, conteúdo e demais informações pertinentes.
A legenda deve estar posicionada na horizontal e situada no canto inferior direito do quadro, apresentando, em todos os formatos, 180 mm de comprimento e altura variável.
Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.
Segundo a NBR 10068, nos formatos A4, A3 e A2 a legenda deve ter 178 mm de comprimento, e, nos formatos A1 e A0, o comprimento da legenda deve ser de 175 mm.
Os gabaritos são uma espécie de régua que contém o molde de diversas formas geométricas. Sua função é auxiliar no desenho técnico, facilitando a utilização de alguns símbolos previamente definidos.
Quais são os materiais necessários para um bom desenho à mão...Papel. Como já era de se esperar, o papel é o instrumento mais básico para a execução de qualquer croqui ou desenho à mão livre. ... Lápis. Existem diversos tipos de lápis disponíveis no mercado com vários níveis de dureza. ... Caneta. ... Borracha.
As Melhores Ferramentas Para Você Desenhar Processos da Sua EmpresaBPMN.io — Para desenhar processos on-line.Bizagi Modeler — Uma ótima solução gratuita.Draw.io — Um programa baseado em nuvem.Lovely Charts — Para criar fluxogramas lindos.
O tamanho de uma folha A5 é metade de uma folha A4.
NBR 10582 – Apresentação da folha para desenho técnico. Esta Norma fixas as condições exigíveis para a localização e disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas falhas de desenhos técnicos.
A NBR 8196 foi elaborada e publicada em 1999, substitui a NBR 8196 de 1992 e teve como base a ISO 5455 de 1979. Esta norma descreve as condições de emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.
Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.
Como saber se o problema é na placa de som?
Como tirar cheiro de cigarro de papel?
O que fazer em caso de violência obstétrica?
Como saber se a substância é iônica?
Como ouvir a própria voz no Discord?
Como faço para ver as estrelas?
Como acabar com as janelas que abrem sozinhas no Google Chrome?
O que acontece se passar esmalte no dente?
Como saber a certificadora do token?
Como pagar taxa pendente no 99?
Como ajudar o marido a parar de fumar?
O que são oportunidades e ameaças?
O que acontece se chorar todos os dias?
Como parar de gravar na Smart TV LG?
Qual a nota de corte para Medicina na UNEB?
Como funciona um Para-raio de distribuição?
Como o engenheiro geralmente aplicá sua profissão no dia a dia?