Os principais tipos de cortes realizados na tomografia computadorizada são: os cortes axiais, os cortes coronais e os cortes sagitais. Os eixos de corte representam delimitações realizadas para dar passagem ao raio central do feixe.
O princípio básico da TC é baseado na emissão de um feixe de raio-X no formato de hélice que passa pelo corpo por diversos ângulos permitindo a criação de imagens seccionais. A projeção destes raios é coletada por detectores na outra ponta do aparelho e estas informações são transformadas em pontos digitais (pixels).
Através do método das quatro leituras de Gil, foram inicialmente selecionados 30 artigos com o objetivo de identificar os seguintes parâmetros: tensão de pico, corrente de tubo (mA), tempo de aquisição, colimação e espessura de corte, pitch, métodos de reconstrução e dose.
A Tomografia Computadorizada fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. É atualmente, o exame de escolha para investigar nódulos ou tumores e vasos pulmonares, cerebrais e do coração.
Um grande número de fatores como ruído de imagem, espessura de corte (resolução do eixo z), baixa resolução de contraste e resolução de alto contraste, bem como a dose de radiação podem ser afetados pela seleção dos parâmetros técnicos nos exames de TC [1].
18 curiosidades que você vai gostar
A radiação dos exames de raios-X e tomografia computadorizada (TC), por exemplo, pode provocar resultados indesejáveis nos tecidos humanos quando utilizada de forma inadequada, pois ela tem efeito cumulativo no organismo.
Uma desvantagem da tomografia computadorizada é a exposição do paciente à radiação ionizante. O protocolo adotado na literatura para estadiamento pré-operatório do câncer gástrico, com múltiplas aquisições antes e após a administração de meio de contraste, implica em uma exposição relativamente alta.
Dentre as doenças, podem ser diagnosticadas por meio dessa tomografia:Pneumonia;Embolia Pulmonar;Asma;Tuberculose;Tumores benignos e malignos;Aneurisma;Hipertensão Pulmonar;Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).
Embora ambos os exames possam utilizar o contraste, uma diferença entre tomografia e ressonância é a natureza das substâncias que são empregadas com mais frequência. Na tomografia, o mais comum é utilizar o contraste iodado (com iodo), enquanto na ressonância se dá preferência para contrastes à base de gadolínio.
Como é feita a cirurgia de retirada das trompas?
Como cancelar cadastro Solteiros50?
Como tirar arquivo de atalho no pen drive?
É normal ter uma listra na barriga?
Como sair de um drive compartilhado comigo?
Quais os fatores de risco indicativos de encaminhamento ao Pré-natal de alto risco?
Porque o Word só abre em modo de segurança?
Como ignorar tudo no Power Point?
Como tirar assinatura de um documento?
Como o Globe Theatre foi destruído?
Como tirar o dourado do cabelo e deixar cinza?
Como desativar Notícias Microsoft Edge?
Quando um padre recebe o título de monsenhor?
Como desativar modo passivo GTA?
Como instalar a extensão BB assinatura digital?
O que é o êxodo rural como ele contribuiu para a urbanização do Brasil?