Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.
Efeito do pH no crescimento microbiano A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5.
E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população.
Para que a multiplicação bacteriana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais. crescimento das células: Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo.
O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.
Bactérias crescem melhor em pH neutro (6,5 – 7,5). Bactérias acidófilas – crescem em pH ácido. bactérias - geralmente 5 – 6. interferem com seu próprio crescimento.
Os microrganismos se multiplicam em temperaturas entre 5°C e 60ºC, conhecida como zona de perigo.
O efeito inibidor da temperatura sobre o crescimento dos fungos é bastante variável, porém a maioria dos patógenos apresenta melhor desenvolvimento entre 20ºC e 25°C. Varias espécies apresentam melhor desenvolvimento em temperaturas mais elevadas (2,3) como é o caso do patossistema de C.
Fase estacionária: depois da fase de crescimento exponencial, pode ocorrer a depleção de um dos nutrientes essenciais ao crescimento celular ou a acumulação de um produto de metabolismo que impeça o crescimento. Desta forma, as bactérias cessam o seu crescimento, entrando numa fase estacionária, durante a qual a taxa de crescimento é nula.
Crescimento Microbiano Crescimento Microbiano 1 Cultivo e Crescimento de Micro-organimos Everlon Cid Rigobelo 2 Objetivos Cultivo laboratorial de Micro-organismos –Técnica asséptica Meios de cultura Meios sólidos Meios Líquidos 3 Objetivos Crescimento de micro-organismos –Crescimento de bactérias –Crescimento de Fungos –Multiplicação dos vírus
As bactérias que crescem em meios de cultura são denominadas culturas. O meio deve apresentar pH e quantidades de água e oxigênio adequados. Deve ser inicialmente estéril e]
Microaerófilos: têm crescimento aeróbio, mas só sobrevivem em baixas concentrações de oxigênio molecular. Campylobacter, Clostridium gengivalis, Clostridium perfringens. Capnofílicos são os microorganismos com crescimento ótimo em altas concentrações de dióxido de carbono.
Quanto custa para tirar a carteira de jet ski?
Como fazer a sua própria agenda?
Como acontece a oxidação do aço?
Qual é a importância do movimento feminista?
Qual a diferença entre congelado e ultracongelado?
O que é mais forte watts ou volts?
Qual a melhor praia para se hospedar em Ubatuba?
Como corrigir o tamanho dos dentes?
Quais são os limites do conhecimento para Kant?
É normal ter ataques de raiva?
Qual era o pensamento de Rousseau sobre a desigualdade humana?
Quais as principais características do Tai Chi Chuan?
O que significa sonhar com uma freira?
Quais são as cores que combinam com rosa pink?
Quais são os direitos e deveres dos condôminos no condomínio edilício?