A mobilidade refere-se aos processos em que os indivíduos conseguem ascender (ou subir) na escala social ou descender (cair). Aspectos como acesso à educação, nível escolar familiar, estabilidade financeira e a ausência de estigmas sociais são determinantes para a mobilidade.
A mobilidade social é um elemento característico do capitalismo. Isso porque é esse sistema econômico que estrutura a sociedade em grupos utilizando como critério o acúmulo de capital financeiro. Antes disso, no período feudal, a divisão dos estamentos (rei, nobres, clero e povo) era fixa.
As pesquisas mostram que, mesmo que a desigualdade de renda tenha diminuído, as injustiças sociais não foram reduzidas ao longo do tempo. O fator intergeracional, ou seja, a classe de origem das pessoas continua sendo um elemento que influencia em grande medida a possibilidade de mobilidade social no Brasil.
Mobilidade social significa o fenômeno em que um indivíduo (ou um grupo) que pertence a determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: horizontal e vertical.
De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social.
O mundo da mobilidade social pode ser bastante frustrante e confuso, e leva muitos a sugerir que é mais importante se concentrar na felicidade pessoal e familiar do que na posição social. A mobilidade social é o movimento de indivíduos, famílias e grupos de uma posição social para outro.
A mobilidade social é frequentemente usada para descrever mudanças na riqueza, mas também pode ser usada para descrever a posição social geral ou a educação. A mobilidade social éa capacidade de uma pessoa se mudar para uma classe social diferente, geralmente de uma classe social mais baixa para uma classe social mais alta
No entanto, assim como outros pesquisadores do tema, a Oxfam indica que o investimento nos serviços públicos e, principalmente na educação, é o caminho mais eficaz para mudar esse quadro. No Brasil, a mobilidade social tem aumentado progressivamente, sofrendo grandes alterações na última década.
Em uma sociedade estruturada dessa forma, um determinado indivíduo mantém a sua classe social independentemente das circunstâncias. A mobilidade social no Brasil tem crescido rapidamente nas últimas décadas, e segundo dados do IBGE, de 19, aumentou para 63%.
Quando o paciente pode ser considerado hipertenso?
Como criar um laboratório de pesquisa?
Como saber a potência de um motor elétrico?
Como dobrar guardanapo de papel mesa posta?
Como fazer lanche para escola saudável?
O que colocar em um kit de banho?
Como montar um kit energia solar?
Como importar dados da web para o Excel sem VBA !)?
O que deve ter em uma área gourmet?
Como fazer cardápio pelo celular?
Como podemos reduzir o esforço realizado para erguer objetos muito pesados utilizando roldanas?
Como adicionar PDF ao app Kindle?
Como o sistema reprodutor se relaciona com as funções vitais?
Qual o número do canal RIT TV?
Como sobreviver a um ataque de zumbis Netflix?
Qual o número do canal da cultura digital?
Qual é o número do canal Rede Aparecida?
Como sobrepor uma imagem na outra no powerpoint?