Os alcanos que possuem de 1 a 10 carbonos na cadeia são os mais conhecidos e trabalhados no Ensino Médio, eles são: C – metano. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) C – etano. C – propano. C – butano. C – pentano. C – hexano. C – heptano. C – octano.
Para identificar uma cadeia principal não basta encontrar a maior sequência de carbonos. É necessário que essa “maior sequência” cumpra alguns requisitos.
...
Resumidamente são três requisitos que precisam ser analisados na ordem: Número de grupos funcionais; Número de insaturações; Número de ramificações.
De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".
Ex: A cadeia principal, nesse caso, é a que possui os seis átomos de carbono: Caso haja mais de uma possibilidade, deve-se escolher a que apresentar maior quantidade de ramificações.
A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.
44 curiosidades que você vai gostar
O carbono SEMPRE faz 4 ligações, ou seja: carbono precisa de 4 hidrogênios; carbonos precisam de 6 hidrogênios; ... carbonos precisam de 8 hidrogênios;
A cadeia principal de uma cadeia ramificada é aquela que apresenta:Maior número possível de carbonos;Maior número possível de radicais;Insaturação (ligação dupla ou tripla);Carbono ligado ao grupo funcional.
Os carbonos que não estão contidos na cadeia principal são ramificações. Exemplo: Com relação ao seu “fechamento”, um hidrocarboneto pode ter cadeia fechada, aberta ou mista. ... → Hidrocarboneto de cadeia do tipo mista: é formado por um anel ou cadeia cíclica ligada a uma parte linear; possui pelo menos uma extremidade.
Hidrocarbonetos alifáticos acíclicos e insaturados.
REGRA 1: Determine a cadeia principal (maior sequência de átomos de carbono) e seu nome. REGRA 2: Identifique as ramificações e dê nomes a elas. REGRA 3: Comece a numerar a cadeia principal da extremidade que contém o grupo orgânico substituinte (ramificação) mais próximo.
Depois que a cadeia principal foi escolhida e numerada, todas as cadeias restantes são consideradas ramificações. O nome dessas ramificações deve vir antes do nome da cadeia principal, em ordem alfabética e com o número do carbono do qual a ramificação está saindo.
Etapa n. Identifique a cadeia principal. ... Numere os átomos da cadeia principal. ... Identifique e numere os substituintes. ... Escreva o nome do composto com uma única palavra. ... Nomeie um substituinte complexo como se ele fosse um composto.
Cadeia normal ou linear: apresenta somente duas extremidades, sem ramificações. Cadeia ramificada: apresenta no mínimo três extremidades, pois possuem ramificações.
Em química orgânica, os radicais são os conjuntos de átomos ligados entre si que apresentam um ou mais elétrons livres – ou valências livres. Surgem a partir da ruptura hemolítica da ligação covalente entre carbono e hidrogênio.
Classificação e nomenclatura
a) Radicais monovalentes: apresentam um elétron livre em átomo de carbono. Arilas: o elétron livre pertence a carbono do núcleo benzênico: b) Radicais bivalentes: apresentam dois elétrons livres pertencentes ao mesmo carbono ou átomos de carbonos distintos.
A cadeia principal deve ser numerada sempre de forma que seja dado o menor número possível aos carbonos que estão ligados aos radicais. Além disso, a numeração deve iniciar-se pela extremidade mais próxima dos radicais.
- CH3CH3 - etano (2 átomos de carbono, ligação simples na cadeia, função hidrocarboneto);
Classificação dos éteres
Éter assimétrico: quando a estrutura do composto tem cadeias de carbono diferentes. Exemplo: H3c - CH2 - O - CH3; Éter cíclico: cadeia fechada.
Agora, para contar a quantidade de hidrogênios, temos que lembrar que as ligações entre os carbonos e os hidrogênios ficam subentendidas, pois se sabe que o carbono faz quatro ligações; assim, a quantidade de ligações que estiver faltando é a quantidade de hidrogênios ligados a esse elemento.
Para um composto da forma CaHbNcOdXe o IDH é dado por 0,5(2*a+2+c-e-b). Vamos dar sentido a essa fórmula. Se o composto fosse um hidrocarboneto sem insaturações ou ciclos, sua fórmula deveria ser: CnH2*n+2, então o número esperado de hidrogênios pelo número de carbonos é 2*a+2.
Nomenclatura→ Prefixo indica o número de átomos de carbono da cadeia principal;→ Infixo indica o tipo de ligação existente entre carbonos da cadeia principal – simples, dupla ou tripla;→ Sufixo indica a função orgânica à qual o composto pertence.Veja cada um desses elementos abaixo:
De modo geral, a nomenclatura oficial é formada por 3 fragmentos, sendo elas: o prefixo, o infixo e o sufixo. Sendo assim, o prefixo indica o número de carbonos existentes na cadeia principal. Já o infixo está relacionado com o tipo de insaturação observada na molécula.
Qual é o significado de Charlie Charlie?
Como se especializar em Direito Criminal?
Quanto tempo dura a especialização em Odontopediatria?
Como se escreve mão de obra atualmente?
Como usar glutamina para ganhar massa muscular?
Como escrever a palavra precisam?
Como salvar meus favoritos no Chrome do Android?
Para que serve a média no Excel?
Como comprar assento para vaso sanitário?
Como salvar um meme do iFunny?
Como devemos preparar as mudas de batata-doce?
Para que serve a gelatina em pó sem sabor?