Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.
Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio.
Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software.
Uma das maneiras de realizar a avaliação de bens intangíveis é por meio da análise do fluxo de caixa projetado, no qual é aplicada uma taxa de desconto para trazer os valores anuais para o presente.
Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.
São bens imateriais ou intangíveis, exceto:
Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 04, um Ativo Intangível pode ser assim considerado quando:
Ativo intangível: reconhecimento contábil
É tudo aquilo capaz de satisfazer às necessidades humanas e das empresas e que possa ser avaliado economicamente, que tenha valor de troca ou venda. Por exemplo: uma máquina, um carro, uma casa, um terreno, um computador, dinheiro, etc.
Os bens intangíveis de uma empresa são importantes para o seu balanço. Acesse o artigo e entenda como eles funcionam! Ser capaz de calcular o valor dos bens intangíveis da sua empresa é fundamental na hora de preparar o balanço patrimonial.
Os bens intangíveis são classificados como ativos desde a promulgação da Lei nº 11.638/2007, que fez alterações na legislação sobre demonstrações financeiras. Eles passaram a integrar o grupo dos ativos não circulantes, que devem aparecer no balanço patrimonial. Mas eles só serão reconhecidos como tais quando:
Imobilizados (bens tangíveis): bens permanentes, essenciais para a atividade da empresa. Por exemplo, terrenos, equipamentos e máquinas; Bens intangíveis: bens que são destinados à manutenção da empresa. Quais as diferenças entre bens tangíveis e intangíveis?
É importante mencionar também que o bem intangível possui uma vida útil. Em alguns casos, essa vida útil é definida, como por exemplo, na licença de um software que tem validade de um ano. Já para os que possuem vida útil indefinida, não há uma previsão para quando eles deixarão de trazer dinheiro para a empresa.
Qual é a principal matriz energética do Brasil?
Qual o grão que tem mais proteína?
Quem der causa ao adiamento responderá pelas despesas acrescidas?
O que falar para uma mina que vc tá afim?
Tem como sacar o dinheiro do Sodexo alimentação Pass?
O que é bom para cicatrizar ferida com pus?
Quais os tipos de programa de integração?
Quantos são 30 por cento de 1500?
Quais os principais indicadores para avaliar uma empresa?
O que acontece com nosso átomos após a morte?
Como classificar uma obra de arte?
Quais são os direitos sociais garantidos pela Constituição brasileira?
Quantos dias tatuagem cicatriza?
Como saber se tenho alguma doença rara?