O ovo é um dos alimentos de origem animal com mais benefícios para a saúde. Ainda cru, oferece três gramas de proteína, vitamina A, B2, B5, B12 e E, minerais e ainda antioxidantes que atuam a favor do sistema imunológico, do cérebro, dos olhos e da pele.
O ovo deve ser bem cozido e não deve ser ingerido com a gema mole, pois assim há chances de contaminação pela bactéria Salmonella. O alimento cru pode causar intoxicação alimentar.
O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Além disso, ele é o queridinho da galera que treina pesado na academia porque é rico em proteínas: em uma unidade (cerca de 50 g), há 6,5 gramas de proteína.
O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, D, E e B12, que, de uma maneira geral fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória, respectivamente.
33 curiosidades que você vai gostar
O ovo é um dos alimentos de origem animal que mais traz benefícios à saúde. ... Como explica a revista Women s Health, a capacidade do organismo absorver os nutrientes do ovo - em particular, a proteína - é de cerca de 90% quando este alimento é cozido, ao contrário dos 50% quando ainda está cru.
Falando nisso, na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.
De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.
Cuidados no preparoEvite o consumo de preparações com ovos crus ou mal cozidos.Para preparações sem cocção, tais como maionese, cremes, mousses, utilize ovos pasteurizados, desidratados ou cozidos.Ovos cozidos devem ser fervidos por sete minutos.Ovos fritos devem ser consumidos com a gema dura.
O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha. Ela causa diarréia, vômitos e febre muito fortes.
Comer ovo cru faz bem pra voz e não faz mal. ... Como explica a revista Women s Health, a capacidade do organismo absorver os nutrientes do ovo - em particular, a proteína - é de cerca de 90% quando este alimento é cozido, ao contrário dos 50% quando ainda está cru.
Gemada faz bem, mas não para todo mundo
A boa notícia é que é possível deixar a gemada menos calórica. Para isso, troque o leite integral pelo desnatado e o açúcar por um adoçante natural. Também é interessante adicionar canela e noz moscada, que são alimentos com ação termogênica e antioxidante.
Como evitarLave as mãos antes, durante e depois de manipular ou consumir alimentos.Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária.Ovos e carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados.
O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Para evitar a contaminação por salmonela, siga os seguintes cuidados gerais:Lave sempre as mãos regularmente, principalmente antes, durante e após a preparação dos alimentos;Beba somente água tratada e leite pasteurizado ou fervido;Mantenha ovos sob refrigeração e dê preferência para seu consumo cozido;
E deixar a carne exposta ao sol ou ao calor pode aumentar os riscos de proliferação. Por outro lado, temperá-la com vinagre ou limão e deixá-la resfriada acaba diminuindo o número desses micro-organismos. Além disso, o ato de cozinhar, fritar ou assar o alimento contribui para matar os restantes.
A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.
Os sintomas são náuseas, vômito, diarreia intensa, febre, dores na barriga e na cabeça. Em casos mais severos pode apresentar sangue nas fezes e desidratação. Os sintomas podem aparecer de 12 horas até 7 dias após a ingestão do alimento contaminado e podem durar de 1 a 3 semanas.
Num ovo que está cozido, a gema e a clara estão sólidas, logo elas não estão livres para se movimentar dentro do ovo, ou seja, quando você girar o ovo, vai ficar algo tipo assim: ... No ovo cru, o momento de inércia é maior, pois a massa está distribuída mais distante do eixo de rotação do que o ovo cozido.
"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.
O ovo pode ser consumido cozido, frito em água (sem óleo) , mexido, omelete com clara e gema, pois a gema é de fundamental importância para formar e restaurar os músculos.
Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.
O principal risco para a saúde é a salmonelose. Alguns dos sintomas envolvidos na patologia são diarréia, febre, náuseas, e eventualmente, acompanhada de vômitos e cólicas abdominais. Esses sintomas começam a aparecer entre 12 e 72 horas após a infecção, podendo durar de 2 a 7 dias.
A Salmonella é uma bactéria que atua sobre os intestinos, onde se multiplica podendo entrar na corrente sanguínea e atingir outros órgãos aumentando assim a gravidade da infecção. No entanto, na maioria das vezes não é necessário tratamento específico, controlando apenas os sintomas de vômito e diarreia, por exemplo.
Principais benefícios da gemada
Como falamos a cima, a gemada é uma verdadeira fonte de cálcio, mineral importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e dentes. Quando não adicionado bebidas alcoólicas, a gemada é considerada um verdadeiro “remédio natural” para o combate de gripes e resfriados.
Pode colocar insulfilm no vidro da frente?
Quantas calorias tem uma colher de sopa de arroz branco cozido?
Quanto ganha um inspetor da Guarda Municipal RJ?
Qual o rendimento energético de 1 molécula de glicose?
Quem é responsável pela conservação e restauração do móvel ou imóvel tombado?
É permitido colocar insulfilm no vidro da frente?
Quanto custa um processo judicial?
Qual o melhor horário para tomar Allegra?
O que Paulo escreveu aos tessalonicenses?
Como ver fatura do cartão de crédito Mastercard?
Quais são os aminoácidos Apolares?