A primeira e mais comum característica do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo. Os sistemas são conjuntos integrados cujas propriedades não podem ser reduzidas para partes menores. Suas propriedades essenciais, ou “sistêmicas”, são propriedades do todo, e não de suas partes.
Sendo assim, algumas formas de promover o pensamento sistêmico são: não ver um problema como apenas algo isolado. Procurar sempre olhar para a questão na totalidade, além de analisar quais outros casos estão relacionados; desenvolver e avaliar as ações do empreendimento, sempre estudando a causa e o efeito.
A característica mais geral do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo. Os sistemas vivos são integrados ao todo e suas propriedades não podem ser reduzidas às propriedades das partes menores deste sistema.
O pensamento sistêmico nas organizações é um mindset que percebe que todos os fatos e as pessoas estão interligadas. Assim, o que acontece em um departamento de uma empresa não vai terminar em si mesmo, mas vai reverberar nos outros setores. ... Isso acontece porque a nossa sociedade está organizada na forma de sistemas.
O pensamento mecanicista consiste essencialmente em reduzir todos os fenômenos da física, e mesmo da natureza, a sistemas de forças que atuam entre corpos materiais. Nessas condições, os aspectos mais definitivos de qualquer fenômeno estariam, em última instância, subordinados às leis da mecânica.
O pensamento sistêmico nas organizações é a conexão entre todas as partes envolvidas. A tomada de decisão sistêmica leva em consideração não só o desempenho de um único setor, mas de toda a empresa, tendo o planejamento estratégico geral como norte.
A característica mais geral do pensamento sistêmico é a mudança de perspectiva das partes para o todo. Os sistemas vivos são integrados ao todo e suas propriedades não podem ser reduzidas às propriedades das partes menores deste sistema.
Forrester (1986), Ackoff (1981), Senge (1990) e Drucker (1990) deram sua contribuição ao introduzir a ideia de pensamento sistêmico na corrente principal do pensamento sobre negócios, enquanto Deming (1993) integra a “apreciação de um sistema” dentro do seu conceito de conhecimento profundo.
Como o pensamento sistêmico pode ser afetado? Um sistema pode ser afetado adversamente pelas ações ou palavras que desviam a atenção das pessoas do propósito do sistema. As pessoas podem recorrer a ações locais que aparentam ser melhorias, mas resultam em perda ou distorção para todo o sistema.
Nesse sentido, é extremamente importante desenvolver o pensamento sistêmico na organização, pois ele tem como foco, compreender as relações que ocorrem dentro da empresa e assim, garantir uma melhor tomada de decisões, estratégias assertivas e seu bom funcionamento.
O estudo dos sistemas requer um novo vocabulário e uma série de processos de pensamento. Muitos métodos da teoria sistêmica são exatamente o oposto das nossas tentativas analíticas de entender as coisas. Ackoff (1981) descreve os seguintes princípios sistêmicos como uma diferença fundamental:
Porque oceanos não transbordam?
Como fazer a capa de um trabalho escrito?
Quais os benefícios dos sistemas integrados?
O que causa infecção bacteriana na pele?
Qual a polícia mais temida de São Paulo?
Quais são os equipamentos mais utilizados para esterilização de materiais em um laboratório?
Qual máquina lava edredom King?
Quantas bananas posso comer para emagrecer?
Qual a diferença entre o regime de comunhão universal e o regime de comunhão parcial?
Qual disjuntor usar para tomada 20 amperes?
Quem além do síndico pode representar o condomínio em juízo?
Qual é o maior dragão do Mundo?
O que é contração da preposição de com artigo definido o?
Qual a documentação para pedido de isenção da taxa de inscrição?
Como citar uma imagem do Google?