A maioria dos peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, são animais aquáticos. O termo "animal aquático" pode ser aplicado a mamíferos aquáticos ou marinhos tal como os da ordem Cetacea (baleias), que não podem sobreviver em terra.
Eles também têm a capacidade de respirar embaixo da água.Exemplos: tubarão, sardinha, peixe-palhaço e cavalo marinho.Exemplos: cobra, jacaré, tartaruga e iguana.Exemplos: sapo, rã, perereca, salamandra e cobra-cega.Exemplos: galinha, beija-flor, arara, pinguim e papagaio.
Animais aquáticos: conheça as suas característicasBaleia-jubarte. A baleia-jubarte é um mamífero que pode ser visto em todos os oceanos. ... Cavalo-marinho. Pequeno peixe ósseo, ele apresenta uma cabeça alongada que lembra a de um cavalo. ... Estrela-do-mar. ... Golfinho-comum-de-bico-curto. ... Tartaruga-marinha. ... Tubarão-martelo.
Apesar do nome, o peixe-boi não é um peixe, e sim um animal mamífero. Esse mamífero aquático vive em águas rasas da costa oceânica e em rios e lagos da África e da América, incluindo o Brasil, onde são encontradas duas espécies. Os peixes-bois são mamíferos aquáticos da ordem Sirenia, da família Trichechidae.
Além das baleias e golfinhos pertencem a esta categoria lobos-marinhos, focas, lontras, toninhas, peixes-bois, dentre outros. No Brasil, essa fauna é muito bem representada por cerca 50% dos cetáceos, 20% dos pinípedes (focas, morsas e leões-marinhos) e 25% dos sirênios (peixes-bois e os dugongos) do mundo.
40 curiosidades que você vai gostar
Os seguintes grupos de mamíferos aquáticos tem registros para o Brasil:Cetáceos (baleias, golfinhos e botos)Sirênios (peixes-boi)Pinípedes (focas, lobos e leões marinhos)Mustelídeos (lontras)
Dois desses grupamentos são exclusivamente aquáticos: os cetáceos (baleias, botos e golfinhos) e os sirênios (peixe-bois, manatis e dugongos). Isso quer dizer que eles vivem toda a sua vida na água, pois nascem, crescem e morrem no ambiente aquático.
São exemplos de mamíferos terrestres: ser humano, cachorros, girafa, leão, tigre, macaco, boi, urso, tamanduá, raposa, gato, onça, camelo, ovelha, jaguatirica. Existem ainda os morcegos que são animais mamíferos aéreos. O urso polar também é um mamífero, porém com habilidade de natação.
Os golfinhos, ou delfins, são animais lindos, divertidos e muito brincalhões. E apesar de muitas pessoas acharem que são peixes, na verdade os golfinhos são mamíferos e um dos mais inteligentes que existem, pois possuem um cérebro muito evoluído. Eles vivem na água, mas respiram através de pulmões.
Os animais aquáticos são aqueles que, na maior parte do tempo, habitam mares, rios, lagoas e outras fontes de água. Estes animais são adaptados para viverem na água, como peixes, baleias, tubarões, crustáceos e esponjas, por exemplo.
Eles são chamados de animais terrestres. Os animais que vivem na terra e conseguem voar, como o beija-flor, a arara e o tucano, são chamados de animais aéreos. Os animais que vivem na água, como o tubarão, a baleia e os peixinhos, são chamados de animais aquáticos.
O mundo possui 8,7 milhões de espécies vivas - com 6,5 milhões delas vivendo na terra e 2,2 milhões na água - segundo um levantamento divulgado nesta terça-feira.
Outros tipos de animais vivíparos
Repteis, como as Jararacas e alguns tipos de lagartixas; Insetos, como os Pulgões; Anfíbios, algumas espécies de rãs e salamandras.
Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
A baleia é um mamífero marinho. Respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Por isso, precisa subir à superfície para pegar oxigênio. Como tem de ficar bastante tempo embaixo d água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.
Os botos de água doce, como o boto-cor-de-rosa, são considerados por alguns zoólogos como as espécies atuais mais primitivas de golfinhos. Embora algumas pessoas se refiram ao boto como peixe-boto, os botos não são peixes, mas mamíferos aquáticos.
Os cetáceos são os mamíferos aquáticos chamados de botos, baleias e golfinhos. Eles mamam quando filhotes, respiram por pulmões e têm sangue quente. Esses mamíferos podem ter os mais variados tamanhos, desde, por exemplo, o boto cinza que atinge cerca de 2,0 metros até a baleia-azul que pode chegar até a 33 metros.
Mamíferos do BrasilUma larga coleção de mamíferos da fauna brasileira. Entre os importantes representantes deste acervo de espécimes taxidermizados encontram-se grandes símbolos da diversidade biológica do Brasil. ... Capivara. Caxinguelê, Serelepe. ... Irara. Lobo-Guará ... Muriqui. ... Preguiça-de-Bentinho. ... Sauá, Guigó ... Tatu-Canastra.
As baleias cachalotes representam a potência dos oceanos. Os machos podem alcançar até 20 metros de comprimento e pesar até 45 toneladas. As fêmeas, geralmente menores, atingem 17 metros e peso de 14 toneladas.…
Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, são caracterizados pela presença de uma bolsa materna (marsúpio) ventral ou posterior, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento.
10 espécies de mamíferos aquáticosElefante marinho.Foca. ... Beluga. ... Boto cor de rosa. ... Orca. ... Golfinho. ... Leão marinho. O leão-marinho é um mamífero semiaquático, ou seja, vive tanto na água quanto em ambiente terrestre. ... Baleia Azul. A baleia-azul é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. ...
O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas. Esses animais caracterizam-se por serem tetrápodes e de pele grossa, apresentam pulmões e botam ovos com casca resistente.
Os animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferentemente do animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.
Os animais ovovivíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro do ovo, entretanto, este permanece no corpo da mãe. Os nutrientes de que os embriões necessitam para se desenvolver são retirados do material nutritivo presente nesses ovos. Quando o filhote sai do corpo da mãe, ele já está fora do ovo.
Qual é o parente mais próximo do bonobo é da espécie humana?
Como formatar A10 pelos botões?
Quando começa e termina o verão nos Estados Unidos?
Quem foi que inventou a televisão?
Quem é o hospedeiro intermediário da leishmaniose?
O que é uma enxaqueca com aura e sem aura?
Quando foi que teve apagão no Brasil?
Quais são os movimentos da articulação Escapulotorácica?
Qual o conceito de ginástica rítmica?
Qual é o segundo animal mais feio do mundo?
Qual é o tipo sanguíneo mais difícil?