Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.
Acontece, porém, que as orações adverbiais, como foi dito, funcionam como um adjunto adverbial, que é um termo acessório, não é uma informação essencial para o sentido geral da frase. Assim, podem ser confundidas com as orações coordenadas.
As orações subordinadas adverbiais, tal como os advérbios, desempenham a função sintática de modificador. Assim, sempre que a oração subordinada adverbial antecede ou está intercalada na oração subordinante (principal), é isolada por vírgulas dado que não se encontra na sua posição canónica.
As orações subordinadas adverbais causais exprimem ideia de causa do fato expresso na oração principal. Iniciam-se por: porque, visto que, como, uma vez que, etc. Exemplo: Uma vez que lhe dei o dinheiro, não posso pedi-lo de volta. [uma vez que lhe dei o dinheiro = oração subordinada adverbial causal]
Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.
Quando a criança começa a atender pelo nome?
O que são frases declarativas?
Qual plano cobre mamoplastia redutora?
Quais as lesões periapicais crônicas mais comuns?
Qual a diferença entre carboidrato simples é carboidrato complexo?
Qual a dosagem de ácido hialurônico por dia?
Qual é a origem e as características da ginástica artística?
Quanto de espaço ocupa o fortnite?
Quantos degraus de um andar para o outro?
Quais são os principais marcadores da função renal?
Quantos minutos de inglês por dia?