Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE.
As células de defesa do corpo são os leucócitos, linfócitos e macrófagos.
Essas cadeias são unidas por pontes dissulfeto. Os anticorpos são produzidas quando um antígeno – substância capaz de desencadear resposta do sistema imune – entra no organismo e ocasiona a diferenciação do linfócito, que passa a sintetizar essas proteínas de defesa em grande quantidade.
Podemos diferenciar cinco classes distintas de anticorpos, as quais são chamadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE. Como vimos anteriormente, Ig é uma abreviação de imunoglobulina, já as letras que acompanham essa abreviação dizem respeito à classe específica. Essas classes diferenciam-se por pequenas diferenças físico-químicas.
As quatro unidades que formam os anticorpos são divididas em pesadas e leves. Cada proteína possui duas cadeias leves idênticas e duas cadeias pesadas também idênticas. Essas cadeias são unidas por pontes dissulfeto.
Cada chave é capaz de abrir apenas uma fechadura, o mesmo acontece com um anticorpo que só é eficaz contra um antígeno. Isso quer dizer que um anticorpo que atua defendendo-nos contra uma bactéria não será útil para nos defender contra um vírus. Uma característica extremamente interessante a respeito do nosso corpo é a capacidade de memória.
Qual a melhor cola para colar plástico?
Como se escreve de manhã ou de manhã?
Quantos comprimidos de loratadina pode matar?
O que passar no rosto a noite caseiro?
Quanto tempo tem que ficar no sol para se bronzear?
Qual o número 0800 da Receita Federal?
Qual o melhor site de compras dos EUA?
O que acontece depois de passar na ESA?
O que faz uma usina siderúrgica?
Como é a cabeça de quem tem ansiedade?