O Vídeo está propondo uma introdução ao movimento a partir do conceito de RUDOLF LABAN com sua pesquisa dos quatro fatores que conduz o movimento humano: peso, espaço, tempo e fluência.
Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.
São quatro os fatores que imprimem qualidades específicas ao movimento: Fluência, Espaço, Peso e Tempo.
“Trata-se de uma concepção coreográfica inspirada nos quatro elementos: terra, água, ar e fogo”, explica Emaline, 38.
Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência. O espaço é onde se realiza o movimento. ... Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado).
31 curiosidades que você vai gostar
A qualidade peso refere-se à intenção, é um diálogo com a gravidade e tem relação com a força muscular e com a resistência. Peso leve: É a diminuição da gravidade sobre o corpo. Leve sensação de estar sendo carregado pelo ar. Peso forte: É o impacto do corpo no espaço é a relação do meu peso com o espaço.
Espaço - forma direta ou flexível; 2. Tempo – rápido, lento ou moderado; 3. Peso - leve ou forte; 4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.
Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.
Os Fatores de Movimento referem-se às qualidades dinâmicas do movimento presentes na dança, no teatro, na música, objetos do cotidiano etc. O conceito e definição para os Fatores de Movimento corresponde ao Sistema Laban, dentro da categoria Expressividade.
Existem três níveis da dança que levam em consideração a posição do corpo ereta, ou seja, de pé: nível baixo, médio e alto. Para perceber os níveis em dança devemos perceber a maior concentração de movimentos, ou seja: Se no nível baixo em dança, os movimentos se concentram mais próximo ao chão.
A eucinética se ocupa da composição das ações dinâmicas segundo princípios psicofísicos dentro da unidade espaço-tempo-energia determinada nos limites do corpo do ator-dançarino. A eucinética é a pesquisa da composição e do sentido do movimento num domínio onde são identificados os aspectos dinâmicos da ação.
PESO – Qualidade de Movimento que refere-se as mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se.
Todos os seres humanos têm uma forma de lidar com o espaço, um ritmo ao falar ou se mexer (tempo), uma intensidade ao pegar nas coisas ou nas pessoas (peso) e um maneira mais contida e/ou livre de expressar este espaço, peso e tempo que é o fator fluência.
Conceito de movimento.Flexão e Extensão. Joelho. Cotovelo. Ombro. Pescoço. Coluna vertebral. PéAbdução e Adução. Braços e Pernas. Dedos.Protrusão e Retrusão. Mandíbula.Depressão e Elevação. Mandíbula.Rotação Lateral e Medial. Cabeça. Braços e pernas.Pronação e Supinação.Circundução.
Coreólogo/Notador: um profissional da memória da dança.
A Kinesfera ou Cinesfera é a possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem que haja um deslocamento. é tudo que podemos alcançar, sem nos deslocarmos, com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc.
O movimento corporal
Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações. Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos. O movimento potencial consiste em pausas realizadas quando o corpo não faz nenhuma deslocação.
Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar. Essa expressão refere-se ao que seria essencial à vida humana no planeta. ... Considera-se como elemento os diferentes tipos de átomos que formam moléculas, tanto naturais como artificiais (reações induzidas pelo Homem).
Os quatro elementos principais que compõem a Natureza também nos compõem, você sabia? A Água, a Terra, o Fogo e o Ar que estão nela, também estão em nós. Quem une os quatro elementos em nós é o éter - mas, falaremos do quinto elemento em outra oportunidade, apenas guarde esta informação.
Conheça o significado de fogo, terra, ar e água, os quatro elementos dos signos.
A montagem de uma coreografia exige do artista um domínio dos elementos estéticos já codificados por diversos estudiosos da dança, como o espaço, o tempo, o peso e a fluência, em relação ao corpo em movimento.
Resposta: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
As três dimensões do espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são alguns dos aspectos que têm de ser considerados na arte da coreografia.
O fator peso refere-se à quantidade de força usada no corpo para que ele se movimente. Podemos usar peso leve ou forte. Este fator está diretamente relacionado com a intenção do movimento.
A dança contemporânea se desenvolveu em meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. ... A dança se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop.
O que fazer quando a rede do Wi-fi não aparece no celular?
O que é o regime misto de um rio?
O que significa audiência de acordo de não persecução penal?
Quais são os 3 principais rios da Europa?
Em quais regiões brasileiras estão os povos indígenas?
O que é sistema de liquidação de cartões?
Como funciona o Anti-pulgas Revolution?
O que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho?
Como é feito um acordo judicial?
Qual é o papel do Sistema Único de Saúde?
Como os homens das cavernas usavam a matemática?
Qual princípio ativo indicar para Platynosomum Fastosum em gatos?
Como era o trabalho entre os gregos?
Qual foi o período da música ocidental?