Hematita (Fe2O3); Magnetita (Fe3O4); Siderita (FeCO3);
A produção do ferro gusa é um processo quÃmico que utiliza a redução de minérios de ferro para gerar o principal formador do aço. ... A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. ... O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá inÃcio ao processo de redução do minério de ferro em um metal lÃquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.
O ferro metálico não é encontrado nesta forma na crosta terrestre, apenas em sua forma oxidada e em minérios, como a hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe(OH)3. ... Esses minérios precisam ser extraÃdos do solo, tratados e, a partir deles, ocorre a obtenção do ferro metálico.
O processo de produção envolve a queima do carvão coque, que forma o monóxido de carbono, este reage com a hematita em uma reação de oxirredução. O óxido de ferro reage com o monóxido de carbono para a formação de ferro metálico e dióxido de carbono.
O processo de transformação desses minérios em ferro consiste na colocação de minério de ferro, carvão e calcário (carbonato de cálcio) no alto-forno: Esquema de um alto-forno siderúrgico. Fonte: Canto, 1996.
O fruto dessa interação é a oxidação do ferro, que podemos representar com o esquema a seguir: De acordo com a equação acima, ocorre a "saÃda" dos elétrons , que migram para o oxigênio , que, por sua vez, sofre redução (ganho de elétrons). Nesse processo ocorre a formação do Fe (OH) 2.
As transformações quÃmicas ocorrem todo o tempo ao nosso redor, por exemplo é muito comum notarmos que materiais metálicos como cercas, portões, pregos, entre outros ao ficarem expostos ao ambiente acabam se deteriorando. E isso ocorre devido ao contato do elemento quÃmico ferro (Fe) com átomos de oxigênio (O) presentes no ar atmosférico e na água.
O ferro inorgânico, fornecido pelos vegetais e cereais, está geralmente presente na forma Fe 3+. O heme é proveniente da quebra de mioglobina e hemoglobina presentes principalmente nas carnes vermelhas, mas também nos ovos e laticÃnios. É importante notar que o ferro na forma heme é mais facilmente absorvida que o ferro inorgânico.