Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.
O Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São milhões e milhões de toneladas por ano e apenas 1,28% de reciclagem. O país está atrás dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).
Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).
Os EUA seguem campeões de produção de lixo plástico (70,782 milhões); contudo, ainda têm uma taxa de reciclagem maior que a do Brasil: 34,60%. Do mesmo modo a China, com 21,92%.
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas. Os dados são do estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês).
45 curiosidades que você vai gostar
A reciclagem do papel apresenta o segundo maior índice de reciclagem, conforme dados da Associação Nacional dos Aparistas de Papel, que atinge 63,4%.
Se considerarmos apenas os países da América Latina, o Brasil é o primeiro no ranking dos geradores. Ásia e América são os continentes que mais descartaram resíduos eletrônicos em 2019. Cerca de 24,9 milhões de toneladas no continente asiático, contra 13,1 milhões de toneladas do continente americano.
Além disso, 7,7 milhões de toneladas vão para aterros sanitários e mais de 1 milhão de toneladas não é recolhida.
...
Acompanhe o ranking de produção de lixo no mundo realizado pela WWF:Estados Unidos.China.Índia.Brasil.Indonésia.Rússia.Alemanha.Reino unido.
Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.
Quanto mais abastada a sociedade, maior quantidade de lixo ela dis ponibiliza. Nossos hábitos e costumes são os principais responsáveis pelo lixo que geramos. ... Por meio dela, as ações individuais ou coletivas tornam-se mais visíveis na sociedade, estimulando-a à participação.
O isolamento social e a prática do trabalho em casa aumentaram o volume de lixo no Brasil. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que as medidas de distanciamento social geraram no país um aumento de 15% a 25% na quantidade de resíduos residenciais.
O seu desenvolvimento e renda per capita são maiores e na mesma vertente, o poder de consumo, gerando assim mais resíduos. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), elaborada pelo IBGE em 2000, cada brasileiro produz de 0,5 a 1 quilo de lixo por dia.
O Brasil é um dos países que mais produzem lixo plástico no mundo e o que menos recicla. São 11 toneladas por ano, e apenas 9% do plástico produzido no mundo é reciclado. Os números fazem parte de dados divulgados pela ONU no ano passado.
O problema no cenário do lixo começa na geração
Em 2016, o mundo produziu 24 trilhões de garrafas PET, que equivalem, em peso, a mais de 3 milhões de baleias-azuis. 1/3 de toda a comida do mundo vai parar no lixo, enquanto mais de 800 milhões de pessoas estão passando fome.
Os resíduos são encaminhados para 13 aterros sanitários, dois deles fora da Grande São Paulo. A capital paulista é a cidade que mais produz resíduos, cerca de 20 mil toneladas todos os dias, sendo 12 mil de coleta domiciliar e 8 mil de varrição.
Os estados do Norte e Nordeste do país são os que, conforme a associação, apresentam a situação mais crítica. São os estados que menos geram resíduos sólidos, mas os que possuem também o menor percentual de coleta seletiva e destinação adequada do material (veja tabela).
Brasil: 11,35 milhões de toneladas de lixo plástico
Os maiores produtores de lixo plástico, os norte-americanos reciclam 34,6% do lixo plástico. Contudo, a produção anual é alta: mais de 70 milhões de toneladas. Já a China recicla 21,92% das 54,7 milhões de toneladas que produz por ano.
Material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado. O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.
De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo.
O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.
1. Evite o uso de descartáveis 2. Priorize refis 3. Compacte embalagens para o descarte 4. Reutilize sempre que possível 5. Prefira produtos a granelEvite o uso de descartáveis.Priorize refis.Compacte embalagens para o descarte.Reutilize sempre que possível.Prefira produtos a granel.
coleta seletiva ainda muito limitada; não possuímos uma infraestrutura robusta para triagem; muitas embalagens com o símbolo de reciclável são recicláveis somente na teoria (pela viabilidade da cadeia).
Reciclar é difícil.
A maioria dass pessoas não tem conhecimentos técnicos para separar seus resíduos. Não é simples saber se um material é reciclável ou não. Essa limitação dificulta deixar a triagem do lixo por conta do consumidor.
Dicas e alternativasCompre apenas sacolas plásticas recicladas.Reutilize ao máximo e evite jogar no lixo sacolas e/ou embalagens plásticas. Potes ou garrafas podem ser usadas como contêineres para alimentos e bebidas.Separe sempre o material para reciclagem.
Qual a diferença dos judeus dos fariseus e os saduceus?
Quantos clientes tem um escritório de contabilidade?
Como dizer não ao cliente exemplos?
Como fazer a sinopse de uma novela?
Onde a música pode ser escrita?
Porque evitar suco de laranja?
Como colocar uma imagem em folha inteira?
Qual a melhor hora do dia para estudar?
Qual a diferença entre auto de infração e notificação?
Quais são as características do transporte rodoviário?
Quantas vezes Lewandowski foi melhor do mundo?
Como calcular o valor do terço de férias?
Quais são as partes do mandado de segurança?
Quais as consequências do crescimento urbano na Amazônia?
O que passar na parede de cimento queimado para dar brilho?
O que fazer quando se rompe o tendão do ombro?