A gema é a parte mais densa do ovo, contendo de 20% a 30% do peso do alimento. Rica em vitamina A, vitamina D, em cálcio, ômega-3, vitamina B e outros nutrientes, essa bolinha amarelada é cheia de benefícios para a saúde. Apesar de ser a parte mais gordurosa e calórica do ovo, as suas vantagens são inúmeras.
Na verdade, a gema é uma boa fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina, é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (combate à depressão), antioxidantes, vitaminas B e E, entre outros nutrientes.
O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas e aminoácidos para a nossa saúde. Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.
A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.
Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema.
19 curiosidades que você vai gostar
A principal proteína do ovo é a ovoalbumina, também conhecida como albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo. Aliás, engana-se, quem pensa que somente as claras são ricas em proteínas.
Resultados. Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções. Já nas quantidades de lipídeo, eles apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor.
Ao tirar a parte amarela do ovo, você vai deixar de ingerir diversos nutrientes essenciais para o organismo, como ferro, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico.
A parte amarela do ovo tem mais gorduras, é verdade, mas também é rica em ferro, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico.
Qual o valor do TED no Mercado Pago?
Como funciona o arrendamento de um posto de combustível?
Quanto tempo é o contrato de aluguel no QuintoAndar?
Qual a forma correta de tomar Globulos de homeopatia?
Como funciona alugar filmes na Net Now?
É preciso agendar atendimento na Receita Federal?
Quem trabalha na escala 12x36 tem direito a adicional noturno?
Como funciona atendente virtual?
Qual é a matéria prima dos aditivos e conservantes?
Como faço para liberar a transmissão ao vivo no Facebook?
Como medir a temperatura do ar condicionado?
Como testar o cilindro de oxigênio?
Como preencher uma célula vazia no Excel?
Quais são os reflexos Neurologicos?
Como medir a impedância de um alto falante com multímetro?
Como testar o sensor de rotação do celular?