A arte deve ser valorizada em todas as suas concepções. De uma maneira mais acadêmica, podemos afirmar que a arte tem 3 funções principais: a função pragmática, a naturalista e a formalista.
Função pragmática – A arte tem uma finalidade não-artística. Os critérios de avaliação da arte são exteriores à obra. Não está relacionada à qualidade estética, mas sim ao critério moral e eficaz. Função naturalista – O conteúdo da obra é mais importante do que seu modo de apresentação.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Função ambiental: visa exaltar e/ou denunciar aspectos relacionados com o meio ambiente: sua beleza, preservação e, também, sua exploração. Função individual: através da produção artística, o compositor, motivado pelos acontecimentos que o rodeiam, expressa seus sentimentos.
Na Idade Média, por exemplo, na medida em que a maior parte da população dos feudos era analfabeta, a arte serviu para ensinar os principais preceitos da religião católica e para relatar as histórias bíblicas. Função Naturalista: A obra é encarada como um espelho, que reflete a realidade e nos remete diretamente a ela.
19 curiosidades que você vai gostar
A arte com função formalista atribui maior qualidade à forma de apresentação da obra, ao seu significado e aos motivos estéticos. Consiste em retratar e expressar a figura de um lugar, de um objeto ou de uma pessoa de modo que esses possam ser reconhecidos.
Diversos estudos comprovam que a arte (ou o ato de criar) acompanha a história. Registros de períodos como Paleolítico e Neolítico nos mostram que os seres humanos se comunicavam também pelo desenho, pela dança, pelo teatro (a imitação era uma linguagem muito utilizada) e através da música.
A análise pode ser objectiva (ou visual), em que se descreve os elementos como são vistos, ou subjectiva (ou simbólica), que descreve os nossos sentimentos aquando da visualização da obra.
A interpretação de obras de arte consiste na análise dos elementos contidos na mesma. Desta forma o espetador compreenderá melhor o que o artista queria transmitir quando produziu a obra de arte . A interpretação de obras de arte é pois um processo complexo e nem sempre fácil de conduzir.
O que significa Mcmlxxiii em Romano?
Como ocorre a avaliação na EJA?
Quantos anticoncepcionais devo tomar para interromper a menstruação?
O que você gosta de ouvir em inglês?
Por que o processo de independência do México pode ser considerado conservador?
Qual o papel do professor na metodologia ativa?
Que ações podem ser desenvolvidas pelo farmacêutico no cuidado do paciente?
Como deve ser o trabalho do professor na estimulação da leitura?
Como o professor deve se apresentar para os pais?
Como podemos trabalhar o compromisso e engajamento dos alunos com a proposta educacional remota?
Qual o papel do professor no berçário?
Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?
O que um professor deve avaliar?
Como o petróleo é transformado em produtos que usamos no dia a dia?
Como o pepino do mar se regenera?
Como podemos acabar com o preconceito linguistico em sala de aula?