Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
O Papel do professor: desafios, obrigações e estratégias para o sucesso em sala de aulaElaborar a proposta pedagógica;Elaborar o plano de trabalho (planejamento);Zelar pela aprendizagem dos alunos: além de ensinar é necessário cuidar para que todos os alunos aprendam realmente;
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor deixa de ser aquele que transmite informações aos seus alunos que vão absorvê-las. O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações.
O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa.
42 curiosidades que você vai gostar
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
Foi nesse sentido que Vigotski concebeu o papel do professor em sua abordagem teórica. Na obra “Psicologia Pedagógica”, publicada em 1924, o autor já elucidava o papel do professor. Ele “é o organizador do meio social educativo, o regulador e controlador de suas interações com o educando” (p. 76).
Veja exemplos de como aplicar a teoria na rotina de sala de aula: Estimule a interação entre colegas: ainda que a mediação do professor seja um dos principais pontos destacados pela teoria, a interação da criança com seus pares não deve ser negligenciada.
Conclui-se que a concepção de professor esboçada por Vigotski pode contribuir para orientar a formação dos professores na perspectiva de uma educação crítica e emancipatória. Palavras-chave: Formação de professores. Teoria histórico-cultural.
Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento.
O que é a pedagogia de projetos
O papel do professor, nessa proposta, é favorecer o ensino com base nas descobertas, frutos das pesquisas realizadas pela classe, sob sua orientação.
Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
O planejamento contribui para que se atinja um objetivo esperado. O planejamento da Pedagogia de Projetos se faz por meio do professor que determina objetivos e estratégias dos projetos e o aluno que promove ações para executá-los.
Como funciona o LDR no Arduino?
Quanto vale cada prova do Encceja?
Como funciona imposto de renda para produtor rural?
Como o tomate se reproduz Brainly?
Como funcionam as provas da UNIP EAD?
Como o tipo de rocha influencia a formação do solo?
Quais os benefícios do Dermaplaning?
Qual a importância do surfactante na complacência pulmonar?
Como funciona Biofisicamente o Digitalico nos pacientes com insuficiência cardíaca congestiva?
Como o tipo do solo influencia a vegetação que o cobre?
O que o subjetivismo ético diz sobre certo e errado?
Como usar a palavra labirinto no sentido figurado?