Outras religiões politeístas são o hinduísmo, do sul da Ásia, e os diversos cultos indígenas da América. Quanto às religiões de um só Deus, as que têm mais seguidores hoje em dia são o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. Os islâmicos ou muçulmanos seguem os ensinamentos do profeta Maomé.
Henoteísmo (do grego transliterado hen theos, "um deus") é o culto de um único deus sem se negar a existência de outras divindades. ... Nesse sentido, um "deus" pode se referir a uma personificação (entre outras) do Deus supremo, mas também pode-se atribuir a esse Deus o poder de assumir múltiplas personalidades.
2. Que ou quem crê num deus supremo, mas sem negar a existência de outros deuses.
São exemplos de religiões politeístas as da antiga Grécia, Roma, Egito, Escandinávia, Ibéria, Ilhas Britânicas, África Ocidental (religiões africanas como a iorubá) e regiões eslavas, assim como as suas reconstruções modernas como a Wicca, Xamanismo, Druidismo, Dodecateísmo, Candomblé, e ainda o Xintoísmo.
Que ou quem crê na existência de vários deuses.
Atualmente, o panteísmo adquire um carácter sincrético composto por outras religiosidades que se assemelham pela relação de contemplação do homem com a vida e o ambiente, abarcando o naturalismo, paganismo, indigenismo, xamanismo, filosofia pré- socrática, taoismo e zen budismo.
As religiões que afirmam a existência de deuses podem ser classificadas em dois tipos: monoteísta ou politeísta. As religiões monoteístas (monoteísmo) admitem somente a existência de um único deus, um ser supremo. As religiões politeístas (politeísmo) admitem a existência de mais de um deus.
O panteísmo é um impulso religioso universal. Está presente no judaísmo, por exemplo. Na cabala (misticismo judaico) há a concepção do “hálito de Deus”, a noção de que Deus existe em todas as coisas. O panteísmo também está presente no pensamento de alguns místicos cristãos.
Não-teísmo abrange vários conceitos relativos à espiritualidade e religião que não incluem a ideia de uma deidade — um deus ou vários deuses. Pode-se aplicar ao ateísmo (tanto forte como fraco), agnosticismo e ignosticismo, bem como a certas religiões orientais incluindo o confucionismo, taoismo, jainismo e budismo.
Epicuro acreditava que esses deuses eram humanos, semelhantes aos humanos, e que habitavam os espaços vazios entre os mundos.
No entanto isso não impede de que exista pessoas que simplesmente neguem a existência de algum ser sobrenatural que tem poder sobre a natureza e os humanos. Também existe pessoas que nasceram e cresceram em um ambiente onde a maioria não acreditava em Deus, e consequentemente apenas seguiu uma tradição familiar.
Os deístas acreditam em um deus, como apregoam as religiões, mas não acreditam que as religiões possam estar certas ao se dizerem conhecedoras da Palavra de Deus ou da maneira como Deus quer que nós ajamos moralmente. Para eles, não há quaisquer comprovações científicas da veracidade de tais argumentos.
A forma da expressão ao declarar o nome de Deus YHVH ou JHVH (na forma latinizada) deixou de ser utilizada há milhares de anos, pois na pronuncia correta do hebraico original (que é declarada como uma língua quase que completamente extinta).
Qual o prazo de validade de uma Licença de importação?
Quais são os objetivos do marketing direto?
Qual é a brincadeira de antigamente?
Que importância tem o nacionalismo na música romântica?
Quando fizer um voto por uma pessoa?
Quem vive mais pessoas altas ou baixas?
Em que ano a Febem foi extinta?
O que é o que é autopropelido?
Pode passar manteiga de cacau na micropigmentação labial?
Quem toma anticoagulante pode chupar limão?
Quanto tempo posso andar com óleo baixo?
Quanto custa insulfilm residencial?
Qual tipo de papel para imprimir adesivos?
Como é possível praticar a cidadania no meu bairro?
Como atualizar o GPS do Google Maps?
Qual é o 7º estado da matéria e quando foi descoberto?
O que é necessário para registrar um empregado?
Quais os cuidados de enfermagem na ventilação mecânica não invasiva?
Quais os impactos ambientais são gerados pela indústria da moda?