As substâncias químicas podem ingressar no organismo por três vias principais: digestiva, respiratória e cutânea.
Fases de intoxicação
Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
As principais vias de exposição são a inalatória, a via pele-cutânea e a ingestão. Lembrando que a principal é a respiratória, em que os Limites de Exposição Ocupacional oferecem proteção.
A exposição humana a um agente tóxico pressupõe a penetração do agente tóxico no organismo. A penetração é, pois, o contato inicial seguido do ingresso da substância no organismo, por meio de seus orifícios anatômicos (oral, nasal, retal, cutâneos) ou por aberturas não naturais, como feridas e cortes, por exemplo.
INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o efeito nocivo produzido pela interação entre agente químico e organismo. Efeito tóxico: alteração biológica nociva. Efeito tóxico local: é o que ocorre no sítio do primeiro contato entre o organismo e o agente químico.
42 curiosidades que você vai gostar
Intoxicação é o aparecimento de sinais e sintomas prejudiciais aos seres humanos ou animais, devido ao contato com substâncias químicas.
são três, sendo elas pela ordem de ocorrência : 1) fase clínica 2) fase toxicocinética 3) Fase toxicodinâmica. são três, sendo elas pela ordem de ocorrência : 1) fase de exposição 2) fase clínica 3) fase toxicodinâmica.
Via de exposição (administração)
As principais vias de introdução de agentes químicos no organismo humano são trato gastrointestinal, pulmões e pele.
Os tratos gastrointestinal e respiratório são os principais sítios de absorção do chumbo que, uma vez absorvido, é encontrado no sangue, tecidos moles e mineralizados. Cerca de 90% do chumbo corpóreo se armazena nos ossos, principal depósito do metal no corpo.
Isso faz com que o agente químico seja introduzido no organismo através de uma ou mais vias, como respiratória, cutânea ou digestiva.
Como o volume de ar inalado pelo trabalhador é muito grande e porque a grande maioria dos contaminantes químicos está disperso no ambiente na forma de poeiras, gases e vapores a via respiratória é a mais importante via de penetração dos agentes químicos no organismo humano.
A via de penetração oferece acesso a tecidos nos quais o agente pode multiplicar-se ou local onde a toxina, produzida por ele, pode agir. O elo final da cadeia do processo infeccioso é o novo hospedeiro suscetível.
Intoxicações Exógenas
Como exemplo dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.
Quanto à abrangência de atuação os efeitos dos agentes tóxicos são classificados em: Efeito local: ocorre no local onde houve o primeiro contato do agente tóxico no organismo; Efeito sistêmico: é necessária a distribuição até atingir o órgão-alvo, diferente do local de penetração.
INTOXICAÇÃO SUBAGUDA: Os sintomas são vagos e subjetivos e podem surgir após horas ou dias após a exposição. INTOXICAÇÃO CRÔNICA: Surgimento tardio, após meses ou anos de exposição, acarretando danos muitas vezes irreversíveis. Os sintomas são subjetivos, o diagnóstico e nexo causal são difíceis de serem estabelecidos.
As substâncias químicas podem ingressar no organismo por três vias principais: digestiva, respiratória e cutânea.
8 substâncias químicas mais tóxicas presentes em sua casaPerclorato. Substância química presente em fogos de artifício, fertilizantes, explosivos. ... Lítio. ... Dioxinas. ... Atrazina. ... Ftalatos. ... Bisfenol A (BPA) ... Chumbo. ... Mercúrio.
Os MPs mais perigosos são Cd, Hg e Pb, pois mesmo presentes em concentrações extremamente baixas são altamente tóxicos para os indivíduos. No organismo humano, os metais pesados depositam-se no tecido ósseo e adiposo, ocupando o lugar dos minerais essenciais.
Dois tipos de equipamentos merecem destaque: os cromatógrafos líquidos de ultraperformance (UHPLC) e os espectrômetros de massa (MS).
A Toxicologia Ocupacional é muito importante para manter a saúde e segurança no trabalho. Afinal, o seu principal objetivo é prevenir que trabalhadores expostos a agentes químicos e tóxicos sofram alterações no organismo.
Seu o objetivo é recordar as principais características das substâncias químicas, suas ligações químicas e propriedades físico-químicas e buscar conectar estes conhecimentos com as situações reais encontradas nos ambientes de trabalho e com sua abordagem em Higiene do Trabalho.
Fase de Exposição: corresponde ao contato do agente tóxico com o organismo. Nessa fase é importante considerar, entre outros fatores, a via de incorporação do agente tóxico, a dose ou concentração do mesmo, suas ou concentração do mesmo, suas propriedades físico-quimicas, bem como o tempo do qual se deu a exposição.
I Os efeitos tóxicos podem ser classificados como imediatos, crônicos, retardados, reversíveis, irreversíveis, locais ou sistêmicos. II Os fatores mais importantes, que interferem diretamente na toxicidade das substâncias químicas, são os ligados ao agente químico e os relacionados à exposição a esse agente.
Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.
Nos casos de intoxicação aguda (ou seja, recente) os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, irritação na pele, enjoos e tonturas.
Como pedir para um professor ser seu orientador exemplos?
Como saber a escala de um desenho no Auto CAD?
Como mudar a direção do trilho Minecraft?
Pode aplicar Benzetacil na farmácia?
O que fazer para mudar a energia?
Como saudar a banca examinadora?
Como mudar a direção da bússola no Minecraft?
O que mais cai no Enem de ondas?
Como rotacionar texto no Docs?
Como instalar o Windows pelo pendrive no Linux?