As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.
O que move a política, segundo Maquiavel, é a luta pela conquista e pela manutenção do poder. ... A premissa de que "os fins justificam os meios" (frase que não é de Maquiavel, no entanto) passou a nortear a compreensão da obra. Daí a reputação de maquiavélico dada ao governante sem escrúpulos.
O pensador florentino sustentava a ideia de que o bom exercício da vida política dependia da felicidade do homem e da sociedade, pois nenhum príncipe, mesmo o mais sábio, podia ser tão sábio quanto o povo.
O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, retrata, os vários tipos de principados, e de como, se governa um estado. Diversos exemplos são citados, desde a igreja, até a hereditariedade de governo. O que mais chama atenção é que mesmo sendo um livro muito antigo, se enquadra perfeitamente no cenário atual.
Nesta obra, Maquiavel defende a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo (como muitos pensam). Suas considerações e recomendações aos governantes sobre a melhor maneira de administrar o governo caracterizam a obra como uma teoria do Estado moderno.
44 curiosidades que você vai gostar
Nele as ideias são expostas de forma clara, e seu pensamento político entende a política como um fim em si mesma. A avaliação das ações de um governante toma por base os fatos que se apresentam e não valorações de qualquer âmbito. É direto quanto ao objetivo de seu príncipe: conquistar e manter o poder.
O que Maquiavel aconselha é que o príncipe deve achar o equilíbrio entre a força e a astúcia. O governante deve ser leão e simultaneamente raposa; forte, mas também perspicaz.
As formas de governo, afirma Maquiavel, são sempre o resultado de um conflito interno, de uma força interna que move o poder político de todo e qualquer Estado. Maquiavel define este conflito como o resultado de desejos antagônicos de dois grupos sociais distintos, os grandes e o povo.
Nessa linha, segundo Maquiavel, só o Estado, por meio do seu Príncipe, tem a capacidade e a força para manter esse controle sob controle, num nível razoável de equilíbrio social. ... É o Estado, pois, que deve garantir a vida em comunidade.
São exemplos de fenômenos cíclicos?
Pode usar ácido azeláico durante o dia?
Quanto foi o aumento do salário mínimo 2022?
O que significa educação como direito de todos?
O que é um amplificador classe H?
O que acontece se a medula espinhal sofrer uma lesão?
Como posicionar o paciente no leito?
Como funciona a bioconstrução?
Quais foram as consequências da vitória romana nas guerras púnicas?
Quando o Rei pode andar duas casas?
O que acha que é uma performance?
Quantos dispositivos podem acessar o NOW?