Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Consequências da desigualdade social A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego.
Problemas de acesso à assistência a saúde As pessoas de baixa renda tem muita dificuldade de cuidar e de ser responsáveis por sua saúde. Culpar os pobres pelo adoecimento e desconhecer os determinantes sociais, econômicos e ambientais como as principais causas da doença.
Na saúde, um dos reflexos provocados pela desigualdade social é a incidência das chamadas doenças negligenciadas. Causadas por parasitas ou agentes infecciosos e com tratamentos já conhecidos, apresentam maior ocorrência nos países em desenvolvimento e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.
Desigualdade social Sociologia A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais.
O fenômeno da desigualdade se manifesta no acesso aos direitos, como dito anteriormente, mas principalmente no acesso a oportunidades. De acordo com Rosseau, a desigualdade tende a se acumular. Logo, determinados grupos de pessoas de classes sociais e econômicas mais favorecidas têm acesso a boas escolas, boas faculdades e, consequentemente, ...
Essa forma de desigualdade prejudica e limita o status social de pessoas por determinados motivos, além de seu acesso a direitos básicos, como educação e saúde de qualidade, trabalho, moradia, boas condições de transporte e locomoção, entre outros.
Boa parte deles, em suas teorias, culpa a existência da desigualdade social num vértice em comum: a concentração do dinheiro, ou seja, a má distribuição de renda. Sendo a desigualdade social o fruto da concentração de dinheiro e poder a uma parte muito pequena da população, o que resta à grande parcela da sociedade é dividir o restante.
Qual é o anime mais assistido do Brasil?
O que se entende por comunidade?
Quais duplas sertanejas separaram?
O que causa aumento do endométrio?
Quais são os elementos da comunicação e as funções da linguagem?
Quanto custa telhado metalico?
O que é comum a todos os seres vivos?
Como a criança pega rotavírus?
Qual é o chuveiro que gasta menos energia?
Como funciona a recompra de veículos?
Quem usa mão direita e esquerda?
O que é sobrecarga ventricular esquerda do coração?