As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul.
Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste. Sendo assim, ele colabora com a ocorrência do clima árido nordestino, interferindo diretamente no clima e no relevo que se forma na região.
As dramáticas secas da região acontecem por duas razões principais. Primeiro, os ventos que refrescam o sertão não conseguem trazer a umidade que causa chuvas nas áreas vizinhas, seja o litoral do Nordeste, o Sudeste do país ou a região amazônica. ... Calcula-se que a cada 100 anos há entre 18 e 20 anos de falta de chuvas.
O termo semiárido envolve uma referência climática, que marca uma característica do ecossistema desta região, que é o índice de pluviosidade baixa, isto é, menor de 800mm ao ano. O período de chuva também se restringe a três ou quatro meses durante o ano.
Após as Revoluções Industriais, que inseriram novas tecnologias nos modos de produção, a atividade industrial pôde ser classificada conforme três vertentes de acordo com seu aparato tecnológico: indústrias tradicionais; indústrias modernas; indústrias de tecnologia de ponta.
Essa é a classificação oficial utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e predomina nas análises econômicas a respeito da produção brasileira. Indústrias de bens intermediários: são indústrias que fabricam produtos que não são mercadorias finais, mas que são utilizados como matéria-prima para outras fábricas.
Existem vários tipos de indústria, o processo da atividade industrial é classificado conforme seu foco de atuação. Ouvir: Tipos de indústria. Tipos de indústria e sua classificação
Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc. Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis.
Como se pronúncia o nome de Jesus em aramaico?
Quais são os efeitos colaterais da penicilina?
Quantos atestados interferem nas férias?
Quais são os objetivos da pesquisa de marketing?
Como utilizar o produto fim de obra?
Qual a diferença entre artrite artrose e reumatismo?
O que aconteceu no dia 31 de dezembro de 2009?
Quais são as falhas mais comuns em projetos?
Quem é o mais bonito de Tokyo Revengers?
Qual o risco de bactérias resistentes?
O que é radiação no corpo humano?
O que significa SNS em Portugal?
Quanto custa a lamborghini veneno?
Quantos exercícios devo fazer por dia na academia?
Quem foi Augusto Comte explique a filosofia positivista e seus princípios?