O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
Características do romance urbano
O romance urbano é uma narrativa longa cujo principal espaço de ação dos personagens é a cidade, em oposição ao campo. Nesse sentido, a cultura e os problemas da cidade são evidenciados nesse tipo de narrativa.
A obra é classificada como inovadora para a época, abandona a visão da burguesia urbana e retrata toda a simplicidade do povo. O autor descreve a cidade, a sociedade e os costumes com malícia, humor e sátira em um momento de mudança da mentalidade colonial para a vida da corte.
O romance urbano, também conhecido como romance da cidade ficou marcado por tentar retratar e criticar os costumes da sociedade carioca em 1830.
O Romance Regionalista é marcado pela busca do redescobrimento do Brasil e sua diversidade regional e cultural. Constitui uma das mais importantes e frequentes na literatura brasileira, tem no vínculo direto com o real expressões utilizadas ainda hoje.
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O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
O romance regionalista veio mostrar as contradições e conflitos de um Brasil que se queria moderno, urbano e industrializado, mas guardava também traços arcaicos em sua diversidade regional. O Brasil não era composto apenas de seus estados mais desenvolvidos ou de seus modernos centros urbanos em expansão.
O Romance Urbano tem por característica abordar um enredo de disputas amorosas, intrigais entre casais e as desigualdades sócio-econômicas da época. Além disso, o desfecho da história comumente é feliz e com o amor como a salvação.
Por tipo de abordagem: Romance Urbano – A vida social das grandes cidade é retratada e as tramas incluem intrigas amorosas, traições, ambientes urbanos e situações cotidianas das pessoas que vivem nas cidades.
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.
O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. ... Dessa maneira, o romance brasileiro encontrou no índio a expressão da nacionalidade autêntica, de amor exacerbado à terra e defesa do território. Em sua singularidade, o índio foi usado como símbolo de bravura e honra.
Principais características do Indianismo:
Ele é o representante dos valores puros da natureza, em contraposição aos vícios e defeitos do homem branco moderno (daquele período). - O índio brasileiro é apresentado e defendido como sendo um representante da identidade nacional, sendo, portanto, um “verdadeiro brasileiro”.
Chamamos de Indianismo a corrente romântica de valorização do índio que se viu na literatura brasileira. A presença do índio como herói é vista desde a literatura colonial, mas foi no Romantismo que essa concepção se sobressaiu e marcou a nacionalidade brasileira. Desde o Quinhentismo o índio é tema literário.
O Romance Urbano (ou Romance de Costume) enfoca uma temática estreitamente vinculada à esfera social. Ou seja, ele se dedica especialmente a reproduzir e tecer críticas aos hábitos praticados no âmbito da sociedade.
O romance urbano cumpria, assim, duas funções complementares: Dava representação literária à elite brasileira, por meio de personagens criadas à sua imagem e semelhança; Contribuía para a divulgação de valores importantes para uma sociedade em formação.
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. Seu surgimento e popularidade remete ao século XVIII, quando ele tomou o lugar das epopeias (longas narrativas em verso).
O que é Romance?Romance Histórico. O romance histórico destaca vida e costumes em determinada época e lugar na história. ... Romance Romântico. O romance romântico é caracterizado pelo idealismo, heroísmo, amor a alguém ou à pátria. ... Romance Realista. ... Romance Naturalista. ... Romance Modernista. ... José de Alencar.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque.
Tipos de romancesRomance indianista. O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. ... Romance histórico. O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade. ... Romance urbano. ... Romance regionalista.
Obras e autores de Romance Sertanejo ou Regionalista
Bernardo Guimarães: O Ermitão de Muquém; O Garimpeiro; O Seminarista; O Índio Afonso; A Escrava Isaura; Maurício ou Os Paulistas em São João del-Rei; A Ilha Maldita ou A Filha das Ondas; Rosaura, a Enjeitada; O Pão de Ouro.
Confira algumas das principais produções do período regionalista: O Ermitão de Muquém (1864) e O Garimpeiro (1872) de Bernardo Guimarães; Inocência (1872), de Visconde de Taunay; O Gaúcho (1870) e O Sertanejo (1875), de José de Alencar; O Cabeleira (1876), Franklin Távora.
Autores do romance regionalistaBernardo Guimarães (1825-1884)Franklin Távora (1842-1888)José de Alencar (1829-1877)Maria Firmina dos Reis (1822-1917)Visconde de Taunay (1843-1899)
Significado de Regionalismo
[Linguística] Palavra, expressão, locução ou significado específico que traz particularidades linguísticas próprias de uma região, geralmente provenientes de uma cultura particular.
O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!
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