Sociedade de Consumo é um termo utilizado em economia e sociologia para designar o tipo de sociedade que se encontra em uma avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.
Portanto, a distribuição decorre do próprio processo produtivo e está relacionada com a divisão social do trabalho, ou seja, com a forma com que se encontram distribuídos os juros, lucros, rendas, salários e a propriedade dos fatores de produção.
A produção é determinada por leis gerais da natureza; a distribuição resulta da contingência social e, por isso, pode exercer urna ação mais ou menos estimulante sobre a produção; a troca situa-se entre ambas, como um movimento formalmente social; o ato final do consumo, que é concebido não apenas como resultado, mas ...
Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida, abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc. Mas, estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a define propriamente.
Segundo a teoria marxista, a força de trabalho humana e os meios de produção constituem as forças produtivas, as quais, juntamente com as relações de produção (sociais e técnicas), constituem o modo de produção - comunista primitivo, asiático, escravagista, feudal, capitalista ou socialista.
Características da sociedade de consumo As principais características da sociedade de consumo são: Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando as empresas a recorrerem a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
2. Modos de produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
A produção em geral é uma abstração, mas uma abstração que possui um sentido, na medida em que realça os elementos comuns, os fixa e assim nos poupa repetições. Contudo, esses caracteres gerais ou esses elementos comuns, destacados por comparação, articulam-se de maneira muito diversa e desdobram-se em determinações distintas.
LDevemos, por conseguinte, estabelecer uma distinção entre]*a produção em geral, os ramos particulares da produção e a totalidade da produção. Em Economia Política tornou-se moda começar por uma introdução geral, intitulada"Produção" (Cf.]
Como repor o colágeno perdido da pele?
Quanto eu gasto para montar uma marmitaria?
O que é bom para aumentar a vitamina D?
Como preparar marmita saudável para semana toda?
Quais os alimentos que contêm colágeno e elastina?
O que precisa para fazer uma maquete do sistema solar?
Qual a melhor forma de arrancar tinta da parede?
Como montar uma farmácia de pequeno porte?
Qual colágeno que é bom para as articulações?
O que fazer na menopausa para evitar a flacidez?
Como importar um papel timbrado para o Word?
Como montar mesa de jantar com sousplat?
Qual o valor do investimento para abrir uma lotérica?
Como renovar RG no Poupatempo?
Qual o tamanho ideal de uma marmita fitness?
Como criar uma mesa de encantamento no Minecraft?