A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. ... As missões jesuíticas transformaram as aldeias em verdadeiras colônias de Portugal.
As Escolas Jesuítas tinham como objetivo catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica. Além disso, os padres jesuítas exerceram forte influência na sociedade, principalmente burguesa.
O ensino jesuítico era dividido entre a catequese e o ensino de humanidades. Aos índios era ensinado a ler e escrever, mas, também os ensinamentos católicos e todos esses ensinamentos eram baseados em livros bíblicos coma intenção de aculturá-los.
Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.
É incontestável que os jesuítas foram os primeiros educadores da juventude brasileira e foram também os pioneiros da civilização do país, onde lançaram os fundamentos de nossos edifício social, as bases segundo as quais formou-se nosso espírito público.
Podemos ressaltar que foram os jesuítas os primeiros a utilizar a pedagogia, eles ensinaram aos índios a ler e escrever, mas havia um jogo de interesses mútuos que destituíram os indígenas de sua cultura, da sua identidade, dos seus valores e ideologias.
Na Europa, os jesuítas surgiram como parte do movimento de contrarreforma e, portanto, tinham como importante missão impedir o crescimento do protestantismo. Jesuítas no Brasil. Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549.
Os jesuítas empreenderam no Brasil uma significativa obra missionária e evangelizadora, especialmente fazendo uso de novas metodologias, das quais a educação escolar foi uma das mais poderosas e eficazes. Em matéria de educação escolar, os jesuítas souberam construir a sua hegemonia.
Na Europa, os jesuítas surgiram como parte do movimento de contrarreforma e, portanto, tinham como importante missão impedir o crescimento do protestantismo. Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549.
Ao lado de cada residência, ao longo da faixa litorânea do Brasil, os jesuítas foram constituindo escolas de ler e aprender, ou escolas de bêa-bá, para o ensinamento da religião católica e das primeiras letras, e os recolhimentos ou internatos, as ´casas de meninos´.
Como trabalhar a diversidade étnica em sala?
Qual animal começa com a letra N?
O que é o High School no Brasil?
Qual a diferença entre HTPC e Atpc?
Para que serve cada um dos programas do Office?
Como refazer um vaso de barro?
Como vender na loja virtual da Hinode?
Como fazer raspas de chocolate derretido?
Como funciona o Feirão de imóveis da Caixa?
Como rastrear uma mercadoria comprada nas lojas americanas?
Como amolecer o queijo para ralar?
Como os dinossauros viraram galinhas?
Qual a inclinação máxima para rampa de acessibilidade?
Como faço para conseguir home care pelo SUS?