Outras consequências do aquecimento global são a desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas ...
O aquecimento global é um fenômeno que vem sendo registrado pelo mundo todo durante as últimas décadas. Ele se refere a um aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre, que causa consequências na flora e na fauna, além de impactar setores críticos como o agronegócio.
A principal consequência do aquecimento global está relacionada com um aumento na repetição e intensidade de eventos climáticos extremos, tais como enchentes, tempestades, furacões e secas.
4 – (UEMG 2009) – Aquecimento global é o fenômeno responsável pelo aumento na temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos, nas últimas décadas. ... Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conseqüência do aquecimento global: a) Derretimento das geleiras, nos extremos da Terra.
A queima de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa. A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas.
28 curiosidades que você vai gostar
As consequências do efeito de estufa: da desertificação as inundações. ... A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.
A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.
Sobre as causas e consequências do aquecimento global é incorreto afirmar que: ... c) São consequências do aquecimento global: derretimento das geleiras, aumento do nível dos oceanos, alterações de ecossistemas.
De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o principal e mais alarmante efeito possível do aquecimento global no Brasil é a redução da Floresta Amazônica, que poderá perder entre 30% e 50% de seu território durante o século XXI.
O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. ... Eles argumentam que a Terra passa por períodos de esfriamento e aquecimento, o que seria um processo natural.
O que é impacto ambiental? Impactos ambientais são as consequências das atividades humanas na natureza. A mineração e a agricultura, por exemplo, são atividades econômicas que alteram o meio ambiente.
Tem o objetivo de reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional com o objetivo de diminuir o lançamento de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global. O Protocolo foi assinado na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997.
O aquecimento global é o resultado do acúmulo excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. O efeito estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta, enquanto o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases.
Efeitos nos padrões de chuva
“Todos os cenários indicam que principalmente a região central do Brasil e a parte leste da Amazônia se tornarão mais secas, com queda de 10% a 20% na precipitação. Isso acontecerá tanto em um cenário de aquecimento global de 2 ºC como de 4 ºC”, disse Artaxo.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
7) São consequências do efeito estufa, exceto: a) Espécies vegetais e animais poderão ser extintos. b) Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. c) Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade.
Alternativa Correta A – Como consequência das alterações climáticas que provocam o aquecimento global, ocorre a elevação da temperatura que promove o derretimento das calotas glaciais; maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, em razão das mudanças climáticas que proporcionam esses fenômenos; ...
No efeito estufa, a radiação solar que atinge a atmosfera interage com os gases ali presentes. Nessa interação, os chamados gases de efeito estufa (GEE) absorvem a radiação solar e passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha, ou, melhor dizendo, calor.
O efeito estufa é um fenômeno climático responsável pelas variações de calor na atmosfera. O efeito estufa é um fenômeno climático e atmosférico responsável pela retenção do calor proveniente dos raios solares, ocasionando a manutenção das temperaturas. Se ele não existisse, os dias na Terra seriam bem mais frios.
Nas últimas décadas, houve um aumento considerável da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, intensificando o efeito estufa. A alta concentração desses gases está relacionada, principalmente, às atividades industriais, realizadas, muitas vezes, por meio da queima de combustíveis fósseis.
Veja abaixo os países que mais emitiram gases do efeito estufa.Estados Unidos. Os Estados Unidos se posicionam como o maior poluidor do planeta. ( ... China. A China ocupa o segundo lugar, com uma emissão de 283, 790 toneladas de CO2 no mesmo período. ... Rússia. ... Alemanha. ... Índia.
Como evitar o Aquecimento Global: entenda o que podemos fazerAções para minimizar o impacto do aquecimento global. ... Consumir Menos Carne. ... Faço o uso consciente dos recursos. ... Use painéis solares. ... Reduzir Geração de Resíduos. ... Créditos de Carbono.
Protocolo de Kyoto - Países se comprometeram a reduzir emissão de gases. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global.
O protocolo fracassou porque é uma via de mão única: apenas os países industrializados tinham que cumprir metas. ... É um plano de ação internacional que estabelece metas de redução das emissões de gases poluentes responsáveis pelo aquecimento global.
Os Estados Unidos, maior emissor de dióxido de carbono do mundo (36,1%), assinou mas não ratificou o Protocolo de Kyoto, alegando que a implantação das metas e diretrizes propostas pelo acordo prejudicariam a economia do país.
Quanto tempo diclofenaco leva para fazer efeito?
O que faz o coração ficar fraco?
Como trabalhar funções executivas em crianças?
Como uma pessoa totalmente surda consegue ler escrever e se comunicar?
Qual é o peixe mais raro do oceano?
Quando devo fazer um ensaio fotográfico?
Quem foi considerada a mais bela das deusas por Páris?
Quanto tempo dura uma rosa encantada?
Quais os tipos de bem de família?
O que é desbloqueio de sinistro?
Quais são os alimentos mais Inflamatorios?
Quais os dois maiores artistas representantes do expressionismo?
Para que serve fazer inalação com soro fisiológico?