que o método dialético possibilita a compreensão e explicação dos problemas e das contradições que envolvem a produção de explicações sobre os fenômenos sociais; a dialética torna-se uma possibilidade à reflexão da prática educativa.
Método dialético (Hegel, G.): empregado em pesquisa qualitativa, considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social; as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que requerem soluções.
Princípios do Método Dialético Não pode existir um objeto isolado de outro. Todos os fenômenos da natureza estão interligados e determinados mutuamente. O aparecimento, a mudança ou o desenvolvimento de um fenômeno só é possível em interligação com outros sistemas materiais (mudanças em um traz mudanças em outros).
O método dialético é um método utilizado nas pesquisas sociais e possui como características principais o uso da discussão, da argumentação dialogada e da provocação.
Heráclito de Éfeso é considerado um dos “pais” da dialética. Outros historiadores apontam a origem da dialética na filosofia de Zenão de Eléia, discípulo de Parmênides, como um preceito para os paradoxos criados pelo filósofo para provar o imobilismo.
A posição do método dialético concebe um ser cognitivo que alcança a totalidade do objeto. Alcançar o todo essencial do objeto, conhecê-lo no seu núcleo mais íntimo é compreendido como uma possibilidade real do sujeito. Desde logo, portanto, há uma afirmação ontológica da gnosiologia marxiana.
O desenvolvimento é resultado da acumulação de mudanças quantitativas e de sua passagem para as qualitativas – transformação qualitativa dos objetos. Em termos gerais, a dialética obedece a princípios dos silogismos formais. (RICHARDSON, 2017).
22 Metodologia da Pesquisa porque o método é o responsável pela condução do pesquisador ao seu objetivo, é ele quem leva o pesquisador desde o problema inicial que o motivou a pesqui- sar até a comprovação de uma resposta, no término da pesquisa. O método é responsável pela transparência e pela objetividade da pesquisa.
Argumentos do Método Dialético . Segundo Richardson (2017), os argumentos da dialética dividem-se em três partes: a tese, a antítese e a síntese. a) Tese: refere-se a um argumento que se expõe para ser impugnado ou questionado. b) Antítese: é o argumento oposto à proposição apresentada na tese.
Quando começou a usar impressão digital?
O que causa mau cheiro na respiração?
Qual é a camada mais interior?
Quem eram os lordes temporais?
Quanto tempo deixa a tinta ruiva na sobrancelha?
Como elogiar um amigo de forma engraçada?
Como identificar uma sentença?
O que fazer quando o expoente é 1?
Qual é a importância da biodiversidade brasileira?
Quem são os herdeiros legítimos?
Tem como ativar o chip bloqueado por falta de recarga?
É cabível a execução provisória da decisão que fixa multa?
Para que serve shampoo umectante?
O que pode causar sangramento no útero?
Como abrir o SQL Management Studio?
Qual o valor máximo que uma família pode receber do Bolsa Família?
Por que o cabelo é um tecido morto?