O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);
Exemplos: iguais (i-guais), saguão (sa-guão), uruguaio (u-ru-guai-o). Encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Encontro semivogal, vogal e semivogal (sempre nessa ordem) na mesma sílaba. Encontro de duas vogais (nunca de semivogais) em sílabas diferentes.
Então, o “I” é, na verdade, uma semivogal. Exemplo 2: Na palavra ÁGUA, a vogal “U” aparece ao lado da vogal “A”. Logo, a vogal “U” é, na verdade, uma semivogal.
Tipos de encontros vocálicos São formas de encontros vocálicos: o ditongo, o tritongo e o hiato. Ditongo (duas vogais na mesma sílaba) – o ditongo pode ser crescente ou decrescente. Os ditongos também são classificados em orais ou nasais.
O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.
Hiato (hi.a.to) Teatro (Te.
Encontro vocálico
Ditongo | Encontro de uma semivogal e de uma vogal na mesma sílaba. | limão quatro ouro |
---|---|---|
Tritongo | Encontro de uma semivogal, de uma vogal e de outra semivogal na mesma sílaba. | quaisquer enxaguei Uruguai |
Hiato | Encontro de duas vogais que se encontram em sílabas diferentes. | piada oceano ciúme |
As características da articulação distinguem as diferentes qualidades das vogais. Daniel Jones elaborou o sistema de vogal cardinal, para descrever as vogais em termos comuns como a altura (posição vertical da língua), a posteridade (posição horizontal da língua) e o arredondamento (posição dos lábios).
Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U. Na maioria das línguas as vogais constituem o que se chama de cume silábico , ou seja, qualquer sílaba tem de possuir uma vogal, quer tenha consoante(s) ou não, sendo essa vogal o segmento fonético pronunciado com maior intensidade .
Além disso, há outra diferença importante entre vogais e consoantes: uma vogal sozinha consegue formar uma sílaba, mesmo sem a presença de uma consoante. Já uma consoante sozinha não consegue formar uma sílaba, necessitando obrigatoriamente da presença de uma vogal na sílaba. Classificação das vogais
Vogal é todo fonema em cuja emissão o ar passa livremente pela boca (ou também pelo nariz ), sem obstrução. Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos. Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U.
Quantos bilhões de pessoas há no mundo?
Para que serve tutela cautelar antecedente?
Quanto tempo antibiótico faz efeito?
O que fazer para ser assistente social?
Como tratar infecção na pele por fungos?
Quantos adolescentes não têm acesso à internet?
O que fazer caso não passar no Enem?
Como fazer avaliação psicológica?
O que há nas margens do Rio São Francisco?
O que é preciso para ser assistente jurídico?
Como pedir licença por interesses particulares?
O que fazer quando a seta do teclado trava?
Quais os requisitos legais para o usucapião familiar?
Como colocar colunas lado a lado na tabela dinâmica?
Qual o recurso cabível em revisão criminal?
Como enviar o SPED Contábil quando no ano houver mudança de contador?