É difícil resumir todas as manifestações artísticas a que os gregos deram origem. O seu contributo foi tão gigantesco que influenciou áreas como a pintura, escultura, teatro, ciências, arquitetura e literatura.
Tão interessante como a observação da arte grega, podemos também notar que elementos estéticos criados por este povo ainda influenciam a arte contemporânea. Movimentos como o Renascimento, o Iluminismo e o Classicismo tiveram grande preocupação em retomar e refletir à luz dos referenciais lançados pelos gregos.
Características da Arte Romana
Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza; Uso de arcos e abóbodas na arquitetura; Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição. Suas características são buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razão e a democracia.
Percebe-se a influência egípcia em virtude da frontalidade e rigidez das formas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros, palavra grega que significa homem jovem, simboliza o deus da juventude e da plenitude.
23 curiosidades que você vai gostar
Diferenças e semelhanças entre a arte grega e a arte egípcia DIFERENÇAS: A Arte Egípcia é ligada ao espírito (religiosidade), enquanto a Arte Grega é ligada a inteligência. ... As estátuas e paredes tinham desenhos, os da Grécia sem objetivos religiosos como os do Egito.
A Arte Egípcia teve muita influência da religiosidade durante a Idade Antiga. O povo glorificava os deuses e idolatrava os faraós, para os quais construíam grandes templos e pirâmides. ... A combinação de regularidade geométrica e observação aguçada da natureza é uma característica de todas as artes egípcias.
Características da Arte Grega
Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.
Características da Pintura Grega
Harmonia nas cores e desenhos; Representações de deuses e de cenas cotidianas; Representações realistas; Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais.
A arte grega possui quatro períodos descritos em sua evolução. São eles: Período geométrico (séculos IX e VIII a.C.); Período arcaico (séculos VII e VI a.C.); Período clássico (séculos V e IV a.C.); e Período helenístico (séculos III e II a.C.).
A influência da cultura grega em Roma já se vinha manifestando desde os remotos tempos dos etruscos. A sua afirmação viria a ocorrer no fim do século IV e no século II a. C., embora neste último período a situação se tenha tornado de certa forma conturbada, especialmente no que dizia respeito à literatura.
A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.
Alguns exemplos de diferenças: as pinturas gregas, normalmente, representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana; os vasos eram pintados em vermelho e preto. Já as pinturas romanas abordavam cenas da natureza de maneira mais natural e com noção de profundidade.
A religiosidade grega se expressava através de rituais que se davam em torno de altares e envolviam música, canto e competições em homenagem a um deus, como era o caso dos Jogos. O Partenon é um monumento religioso construído no século V a.C. em homenagem à Atena, deusa de Atenas.
Os artistas gregos mostravam situações cotidianas e fatos históricos. Politeístas, também retratavam figuras de deuses e seres mitológicos em suas obras. Entretanto, vale ressaltar que a arte grega foi a primeira a valorizar o ser humano em si.
A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos gregos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
Pintura Grega AntigaO proto-histórico ou micênico (c. 1200-800 a.C.), caracterizado por desenhos geométricos;O arcaico (c. 800-500 a.C.), com a predominância de figuras negras e murais planos;O clássico ou helenístico (c. 500 a.C.), com predominância de figuras vermelhas e murais realistas.
Principais características da arte-greco-romana
Também marcadas pelo aspecto realista, eram realizadas com cores vivas de grande beleza estética. - Na arquitetura, podemos destacar a grandiosidade e beleza dos templos religiosos, palácios e construções públicas.
A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.
A expressão artística tinha, então, a função de aproximar os humanos e os deuses, refletindo vários preceitos religiosos. Ela estava também ancorada na ideia da morte como uma passagem para outro plano, onde o faraó (que tinha poderes de caráter divino), os seus familiares e também os nobres poderiam seguir existindo.
As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios. As obras representavam ainda eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo.
A arte no Egito Antiga esteve ligada diretamente ligada a vida religiosa e política, exaltando os deuses e faraós. Os desenhos, geralmente, eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). Havia uma busca pela harmonia e pelo equilíbrio.
As esculturas egípcias eram estáticas, não apresentavam movimentos e retratavam, especialmente, o faraó. Os gregos, por sua vez, conseguiram dar a essas representações estáticas o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas.
A cultura deles é bem diferente os egípcios acreditavam que cada coisa era um Deus como o sol a lua as estrelas e etc... Na Grécia era bem diferente os gregos eram mais filósofos e inteligente spois sabiam que sacrificar uma pessoa não iria adiantar!
Como escrever mil reais por extenso?
Como ver o mapa do céu em um dia específico?
Qual o melhor horário para tomar Carbolitium?
Como funciona o esquema tático 4-1-4-1?
O que acontece quando o bebê não se desenvolve na barriga?
Como criar um cartao de credito virtual no paypal?
Quanto tempo para cicatrizar piercing na sobrancelha?
Como fazer para não ver que estou online no facebook?
O que fazer quando o ar condicionado não tá gelando?
Quais são as formas de cravar uma estaca Pré-moldada?
O que fazer quando a folha da planta fica amarelada?
Como faço para copiar e colar um link?
Quem tem gordura no fígado pode comer creme de leite?
O que é palpação na fisioterapia?