Atualmente, encontramos no mercado, trabalhando lado a lado, quatro gerações com perfis totalmente diferentes — Baby Boomers, X, Y (ou millennials) e Z. Cada uma delas cresceu e vivenciou suas experiências em um mundo distinto.
A geração X, dos nascidos antes de 1980 e depois dos Baby Boomers; a geração Y, ou millennials, as pessoas nascidas entre 19; e a geração Z, aqueles que vieram depois de 1997 e os próximos a adentrar o mercado de trabalho.
A seguir, vamos entender melhor as características de cada grupo, especialmente em relação ao consumo.
Focar-se em apenas uma delas pode alienar quem prefere outras. Estar confortável com cada meio e entender como os outros preferem se comunicar cria equilíbrio. “A melhor maneira de se comunicar entre gerações é individualizar a comunicação e descobrir o que funciona melhor para cada pessoa”, diz Dana.
Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações.
Sobretudo, a principal forma de obter o melhor de cada geração no mercado de trabalho é conversar com seus colaboradores e falar sobre a ideia de aprender características de outras gerações. Assim, todos evoluem por igual graças aos companheiros de gerações distintas.
Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações.
Geração X é uma expressão que se refere, segundo alguns, aos indivíduos nascidos entre meados da década de 1960 e o início da década de 1980, ou seja, durante os anos que se seguiram ao baby boom do pós-guerra, verificado entre 19.
Há algumas divergências na forma como as gerações são divididas, mas a mais aceita atualmente é a que separa a população mais recente em 4 grupos: Baby Boomers (1946-1964), Geração X (1965-1980), Geração Y ou Millennial (1981-1996) e Geração Z (1997-2010).
Porém, existe um consenso mundial a respeito da existência de quatro gerações: Baby Boomers, X, Y (ou Millennials) e Z.
Como engajar as novas gerações no mercado de trabalho? A nova geração de trabalhadores possui expectativas com relação às empresas que desejam trabalhar e, por isso, são mais exigentes ao escolher uma organização, se comparados às gerações anteriores. Eles são leais, comprometidos e gostam de desafios.
São funcionários assíduos e apreciam estabilidade, por isso, passam muitos anos nas empresas e, na maioria das vezes, no mesmo cargo. Nascidos entre 19, aproximadamente, as pessoas que fazem parte da Geração X foram os primeiros a pensar que “a empresa não é tudo”. Para eles, as hierarquias são menos rígidas, mas ainda importam.
Quais gerações fazem parte do mercado de trabalho? Fatores sociais, econômicos e culturais têm feito várias gerações dividirem o mesmo espaço no mercado de trabalho. Os fatores sociais se referem ao envelhecimento da população brasileira.
Diante dessa realidade, saber lidar e tirar proveito do que vem sendo chamado de conflito de gerações no ambiente de trabalho é uma das tarefas de um bom líder, já que essa nova realidade tende a permanecer daqui para frente devido a diversos fatores, como veremos a seguir.
Qual o método utilizado para se determinar a superfície específica pelo método de Blaine?
Qual é a cidade com menos habitantes no mundo?
Qual a relação entre o raio e o diâmetro de uma circunferência?
O que fazer para evitar o câncer de pele?
Qual nível de bilirrubina em Recém-nascido?
Quem coloca stent pode trabalhar?
Como escolher um bom cavalo para comprar?
Quando o homem endurece o coração?
Qual o nome do filho do Meliodas?
O que Ester mandou para Mardoqueu quando soube de sua situação?
Como ver meu cadastro no eSocial?
Quais os três principais tipos de turismo?
Tem seguro de vida para idosos?