Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!
Funções da atmosferaSuprir o Planeta de gases essenciais para a manutenção da vida orgânica. A atmosfera é constituída de diversos gases, como dióxido de carbono, oxigênio, nitrogênio e argônio.Filtrar a radiação solar. ... Proteção contra impactos de meteoros. ... Manutenção das temperaturas médias. ... Efeito Estufa.
A atmosfera terrestre é composta basicamente de uma mistura de gases, sendo 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. ... As atividades vulcânicas emitem para a atmosfera vapor d água, dióxido de enxofre e dióxido de carbono.
Uma das principais funções da atmosfera terrestre é proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol e manter a temperatura do planeta ao longo da noite e do dia, evitando que haja uma grande amplitude térmica, isto é, uma grande variação entre a temperatura mínima e a temperatura máxima.
31 curiosidades que você vai gostar
De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar a radiação ultravioleta nociva e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta.
Após a pressão atmosférica chegar a cerca de 2% da pressão atual, a evaporação do oceano cessaria e as camadas superiores do que restou dos mares congelariam. Nesse estágio, as únicas criaturas capazes de sobreviver na Terra seriam alguns organismos anaeróbios — ou seja, que não precisam de oxigênio.
A palavra atmosfera significa esfera de ar e dá nome à camada formada por diversos gases e vapor de água que envolve o Planeta Terra. A Atmosfera é responsável pela formação dos ventos, das nuvens e também das chuvas.
(Olimpíada Paulista de Física) “Qual é o papel que nossa atmosfera representa? Em primeiro lugar, o oxigênio é indispensável à vida. Em segundo lugar, ela nos garante uma temperatura bastante estável, apesar das variações dia-noite e das estações do ano.
A Lua tem cerca de um sexto da gravidade da Terra, mas essa força não é o suficiente para sustentar uma atmosfera como a do nosso planeta, rica em nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono — entre outros elementos.
COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA? Você sabe como acontece? Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia. El CO 2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa.
O vapor de água absorve e emite fortemente ao longo de grande parte do espectro terrestre de emissão das ondas médias e longas e é o principal responsável pelo poderoso efeito estufa da atmosfera.
Fenômenos responsáveis pelo aquecimento globalPráticas humanas não sustentáveis. Os seres humanos, que serão diretamente prejudicados pelo aquecimento global, ironicamente são culpados pelo fenômeno. ... Desmatamento das áreas naturais. ... Emissão de gases-estufa. ... Poluição das águas.
Devido à redução das nuvens na atmosfera, há menos perdas por reflexão, gerando uma maior incidência de radiação solar na superfície da Terra. Em seguida, basicamente, a superfície da Terra, que passa a absorver maior radiação (vísivel), devolve essa energia, na forma de radiação infravermelha.
A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
Entre as principais consequências do efeito estufa, estão:
Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial. Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas. Escassez de água em algumas regiões.
Causas do efeito estufa. Esse mecanismo atmosférico funciona graças aos gases que retêm o calor na superfície terrestre. Devido a essa camada gasosa, no momento em que os raios solares atingem a terra, 50% deles ficam retidos na atmosfera. O restante da luz solar atinge o planeta, aquecendo-o e irradiando calor.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.
Dá para criar atmosfera artificial na Lua? Não, a menos que fosse instalada uma gigantesca cúpula em volta dela. A gravidade lunar, seis vezes menor que a da Terra, não consegue prender os gases.
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade.
Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Admite-se que a atmosfera primitiva teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação. Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um carácter redutor ou neutro.
Onde estudar Direito no exterior?
Como convidar para um aniversário pelo Whatsapp?
O que é investidor qualificado e investidor profissional?
Quem pode ser assistente técnico em perícia contábil?
Qual a importância da Grécia para a sociedade atual?
Qual valor do dia de um serralheiro?
Como calcular o número de nêutrons?
Porque quando eu digito uma letra aparece outra?
O que é elaboração de proposta comercial?
Qual o nome do profissional que cuida da infraestrutura de uma cidade?
Qual a penalidade para a empresa que não fornece o EPI?
Qual o significado de composição é decomposição?
Quais palavras indígenas usamos no dia a dia?
Qual a cor do giroflex da polícia Civil?
Como dividir o texto em colunas?